O Inter está trazendo o argentino Gustavo Grossi, diretor esportivo do River Plate, para ser o novo gerente executivo das categorias de base. Conforme apurado por GZH nesta quinta-feira (4), o dirigente chegou a um acordo com a direção colorada no início desta semana, mas só será anunciado oficialmente quando o contrato for assinado, o que deve ocorrer nos próximos dias.
No clube de Buenos Aires, Grossi foi um dos líderes do projeto que reergueu o clube após o retorno da segunda divisão, em 2012. O argentino trabalhava com o técnico Marcelo Gallardo desde 2016, participando da formação dos elencos bicampeões da Libertadores, tri da Recopa Sul-Americana, tri da Copa Argentina e uma vez campeão da Supercopa Argentina.
Grossi chega para tentar consolidar uma das metas do presidente Alessandro Barcellos. O dirigente colorado disse, ao ser eleito, que quer pelo menos 40% do plantel profissional formado por jogadores criados na base.
O pensamento do argentino e de Barcellos são similares. A plataforma de ensino Coach Football Motion, que reúne ideias e palestras de profissionais da bola de todo o mundo, traz a seguinte frase do argentino: "A ideia é que 50% do plantel de jogadores seja formado dentro do clube, e os outros 50% contratados de maneira a seguir hierarquias."
O profissional era cotado para assumir o Palmeiras em 2019, mas seguiu no River Plate, mesmo com a diminuição do ritmo das conquistas no clube argentino. Antes de ser diretor no River, Grossi também passou por Racing e Rosário Central, na Argentina, e Udinese, na Itália. O profissional despediu-se do antigo clube pelas redes sociais, nesta quinta.