Depois de sete meses recuperando-se de lesão e cirurgia de correção no ligamento cruzado do joelho direito, Paolo Guerrero está perto de voltar aos gramados com a camisa do Inter. A informação foi dada pelo coordenador de preparação física do clube, Élio Carraveta, em entrevista ao programa Barrio Fútbol, da Rádio Unión, de Lima, capital do Peru, nesta quinta-feira (4).
Existe a possibilidade de que o centroavante possa ser colocado em campo na próxima semana. Na segunda-feira (8), os colorados enfrentam o São Luiz, no Beira-Rio. Depois, no sábado (13), o adversário será o Ypiranga, também em Porto Alegre.
— Já na próxima semana poderia participar dos jogos — respondeu Carraveta, pontuando: — Porém é necessário uma progressão. Assim como há uma adaptação para treinar, também haverá outra para jogar. É preciso uma evolução.
— Está fazendo os treinamentos normalmente. Dá uma resposta muito eficiente, tanto na parte cognitiva quanto tática, técnica e física — acrescentou o profissional.
Guerrero, 37 anos, faz parte das atividades do grupo que trabalha sob orientações da comissão técnica do técnico Fábio Matias. Porém, ele não foi relacionados para os dois primeiros jogos do Gauchão. O aproveitamento do peruano, acrescenta Carraveta, é uma escolha destes profissionais que acompanham o jogador diariamente.
— Outro aspecto é a parte emocional, um lado mais delicado e importante. Os atletas que passam por uma lesão com certa gravidade ficam com o componente emocional um pouco abalado, pois permanece na memória todas as imagens da lesão. É o momento de superar este medo, que é uma rotina dos jogadores que passam por esta gravidade de lesão — complementou o preparador físico.
Ainda segundo Carraveta, Guerrero deve estar apto a ser convocado pela seleção peruana para os jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, marcados para 24 e 29 de março - caso haja condições sanitárias e confirmação das partidas.