A pandemia do coronavírus já completou um ano. Nos primeiros quatro meses, não houve futebol no Brasil. Desde o final de julho de 2020, graças a rígidos protocolos sanitários e ausência de público, o esporte voltou a ser praticado no país e no continente. Porém, com o novo agravamento da covid-19 e a falta de UTIs em vários Estados, a bola corre risco de parar novamente.
Nesta quinta-feira (4), o Ministério Público anunciou que vai recomendar à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a suspensão de todas as partidas em território brasileiro. A carta deverá ser assinada em conjunto pelos presidentes das comissões estaduais que tratam da segurança nos estádios. O presidente da Comissão Nacional, o procurador Valberto Lira, da Paraíba, adiantou o teor do documento para o site ge.:
— Todos os colegas que integram a comissão entendem que, se não houver o acatamento dessa recomendação, serão ajuizadas ações em todos os Estados. Vivemos uma situação que preocupa a todos e esses deslocamentos de equipes de um Estado para outro trará mais possibilidade de contágio — explicou Lira.
Mais cedo, o procurador já havia se posicionado contra a realização de partidas de futebol na Paraíba. Em ofício que será enviado à CBF, ele recomendou que a partida entre Treze x Altos, pela Copa do Nordeste, marcada para sábado (6), seja cancelada. O mesmo vale para o jogo Campinense x Bahia, na próxima terça-feira (9), pela Copa do Brasil.
— Futebol não é atividade essencial. Estamos recomendando também à Polícia Militar para impedir esses jogos no estado da Paraíba — disse Lira, que também é presidente da Comissão de Combate e Prevenção à Violência nos Estádios da Paraíba.
A CBF, por sua vez, não havia feito pronunciamento oficial até o fechamento desta edição. Dois estaduais já suspenderam os campeonatos —Paraná e Santa Catarina. No Ceará, não pode haver jogos em Fortaleza. O governador cearense, Camilo Santana, disse ao ge. que acredita na suspensão das copas do Brasil e do Nordeste por parte da confederação.
Em São Paulo, o pensamento é diferente. Em entrevista na quarta-feira, José Medina, do Centro de Contingência do governo paulista, usou exemplo de campeonatos europeus para justificar a manutenção dos jogos:
— Até esse momento, vai seguir o mesmo modelo da Europa, com vários países que instituíram lockdown e mantiveram a atividade de futebol, atividade esportiva sem plateia. Até o momento, a decisão é manter as atividades, como vem seguido em Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, onde essa atividade, bastante controlada, foi mantida, até porque a população precisa de algum tipo de diversão, de entretenimento durante esse período tão duro.
Pelo calendário do futebol brasileiro, os meses de fevereiro a maio serão dedicados aos Estaduais, além da Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Além disso, há também o início das competições internacionais (Libertadores e Sul-Americana), além das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 — há rodada prevista para os dias 25 e 26 deste mês. Pela tabela, o Brasil enfrente a Colômbia, em Barranquilla. No dia 30, está programado o clássico contra a Argentina, em Pernambuco. Já o Campeonato Brasileiro está previsto para começar em 30 de maio.
Calendário 2021
Competições que envolvem a Dupla
Gauchão
Clubes: 12
Em andamento: duas rodadas realizadas
Data de conclusão: 23 de maio
Libertadores
Clubes: 47
Em andamento: finalizada a primeira fase (seis jogos)
Data da final: 20 de novembro
Copa do Brasil
Clubes: 92
Primeira rodada: 9 de março
Data da final: 27 de outubro
Brasileirão
Clubes: 20
Primeira rodada: 30 de maio
Rodada final: 5 de dezembro