Com a possibilidade do titular Willian Arão ficar de fora do confronto contra o Inter no próximo domingo (21), o zagueiro Gustavo Henrique pode figurar no time titular do Flamengo na 37ª rodada do Brasileirão. Arão quebrou um dos dedos do pé direito em um acidente doméstico na última quinta-feira (18), o que deve fazer com que o defensor de 27 anos seja o escolhido por Rogério Ceni para iniciar a partida.
O zagueiro viveu momentos de altos e baixos na temporada de 2020, alternando sequências como titular e como reserva. Contratado sem custos no começo do ano passado, após seu vínculo com Santos terminar, Gustavo Henrique chegou como um dos candidatos para ocupar o lugar de Pablo Marí, vendido ao Arsenal e campeão da Libertadores de 2019 com o Rubro-negro. As atuações de Gustavo Henrique decepcionaram parte da torcida flamenguista.
O jogador teve pelo menos cinco erros que foram considerados graves pelos torcedores. Um deles, contra o próprio Inter, no empate do primeiro turno do Brasileirão, quando entregou a bola para Thiago Galhardo marcar o segundo gol colorado na partida, que terminou empatada em 2 a 2. Contra o São Paulo, também pela competição de pontos corridos, errou ao cortar um cruzamento no pé de Brenner, gerando um gol para os paulistas, e cometeu um pênalti. Contra o Atlético-MG, concorrente direto ao título à época, marcou um gol contra.
Na eliminação rubro-negra na Libertadores, a história voltou a se repetir. Após uma cobrança de falta alçada na área, a bola foi parar no pé do zagueiro, mas Gustavo Henrique acabou deixando a sobra para Sigali marcar o gol de empate do Racing dentro do Maracanã.
Apesar disso, o jogador parece estar recuperando o seu conceito com a torcida. Conforme Venê Casagrande, setorista do Flamengo no jornal O Dia, do Rio de Janeiro, o defensor teve atuações seguras recentemente.
— Acho que o Gustavo Henrique já viveu momentos piores, em relação a cobranças da torcida do Flamengo. De fato, ele não vinha fazendo bons jogos, porém teve uma sequência muito boa na ausência do Rodrigo Caio, que se machucou contra o Palmeiras no dia 21 de janeiro. Nos cinco jogos seguintes, ele foi titular e foi bem. A torcida vinha recuperando um pouco mais de paciência com ele. Na ausência do Arão, provável que ele seja titular e muitos torcedores estão apoiando ele no momento — revelou.
O zagueiro participou de 39 partidas com a camisa do Flamengo nesta temporada, tendo marcado três gols. Ele conquistou o Campeonato Carioca, a Supercopa do Brasil e a Recopa Sul-Americana.