As posições na tabela são as mesmas, as aspirações permanecem iguais, mas Inter e Flamengo chegam à 37ª rodada muito diferentes daquele confronto no dia 25 de outubro, no Beira-Rio, quando empataram em 2 a 2. O jogo do próximo domingo (21), no Maracanã, pode decretar o Colorado como campeão brasileiro de 2020, algo que não ocorre desde 1979, quando o time gaúcho sagrou-se tricampeão nacional. Uma vitória colorada faria o time de Abel Braga abrir quatro pontos do segundo colocado faltando apenas uma rodada para o término da competição de pontos corridos.
Desde o jogo da 18ª rodada, Inter e Flamengo já trocaram de técnicos e mudaram seus times-base. No clube gaúcho, houve inclusive mudança de presidente (Alessandro Barcellos assumiu no lugar de Marcelo Medeiros). Do lado colorado, Eduardo Coudet deixou o Beira-Rio apenas 15 dias após o duelo entre os dois para tentar a sorte no Celta de Vigo da Espanha.
Dos 11 que começaram jogando, Heitor perdeu a vaga no time titular para Rodinei, que pode atuar domingo desde que o Inter pague R$ 1 milhão para a equipe carioca. D'Alessandro, que entrou no segundo tempo, já deixou Porto Alegre e agora atua no Nacional, do Uruguai. Musto desde a saída do treinador argentino perdeu espaço e ao término do seu contrato, em 31 de dezembro, deixou o clube. Assim como para o jogo do segundo turno, Cuesta também não atuou no primeiro pois cumpria suspensão. Sem Moledo, machucado, a zaga colorada deve ser composta por Lucas Ribeiro e Zé Gabriel ou Pedro Henrique.
Na ocasião, o Inter entrou em campo com: Lomba, Heitor, Moledo, Zé Gabriel e Moisés; Lindoso, Edenilson, Patrick e Marcos Guilherme; Galhardo e Abel Hernández. Para domingo, Abel Braga deve mandar a seguinte equipe: Marcelo Lomba; Heitor (Rodinei), Zé Gabriel (Pedro Henrique), Lucas Ribeiro e Moisés; Rodrigo Dourado; Edenilson, Praxedes, Patrick e Caio Vidal (Thiago Galhardo); Yuri Alberto. Pelo menos quatro mudanças serão feitas em relação à partida do primeiro turno.
Do lado flamenguista, a situação é parecida. Naquele 25 de outubro, o rubro-negro era treinado pelo espanhol Domènec Torrent também 15 dias depois do empate no Beira-Rio. Para preencher o lugar do estrangeiro, o Flamengo buscou Rogério Ceni no Fortaleza. Entre altos e baixos, o ex-goleiro conseguiu recolocar o time carioca na briga pelo título, mas mexeu bastante na equipe.
Hugo; Isla, Gustavo Henrique, Nathan e Filipe Luís; Thiago Maia, Arão, Gerson e Everton Ribeiro; Vitinho e Pedro foram os 11 jogadores que iniciaram aquela partida. Tomando como comparação a última escalação flamenguista no Brasileirão, o time terá cinco mudanças. Contra o Corinthians, Ceni escalou Hugo; Isla, Arão, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Gerson, Diego, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.