Líder do Brasileirão e com apenas quatro rodadas pela frente, o Inter observa todos os aspectos para quebrar o jejum de 41 anos sem conquistar o título do principal campeonato do país.
Além de regras para evitar polêmicas que motivem os adversários ou que desviem o foco dos jogadores, o clube também se preocupa com a disciplina dentro de campo. Nenhum atleta está proibido de levar cartão, até por ser algo inerente ao esporte, mas as advertências evitáveis, por reclamação ou faltas em locais do campo onde não são estritamente necessárias, também estão nas orientações.
Perder um jogador por lesão ou suspensão é algo considerado normal dentro do futebol. Mas, em um momento de decisão, minimizar esses possíveis desfalques faz parte do planejamento.
Por exemplo, Rodrigo Dourado sentiu um desconforto na coxa esquerda na partida contra o Bragantino e acabou substituído por Rodrigo Lindoso no intervalo. O capitão colorado estava pendurado e, já no banco de reservas, fez uma reclamação contra uma marcação do árbitro Sávio Pereira Sampaio e recebeu o terceiro amarelo. A suspensão automática coincidiu com o período de recuperação do volante, que agora está livre para as quatro partidas restantes.
Mas cinco jogadores do elenco ainda vivem esta ameaça — dois titulares indiscutíveis, três reservas seguidamente utilizados e outro que teve poucas oportunidades desde sua chegada ao Beira-Rio.
As maiores preocupações da lista são Víctor Cuesta e Patrick. O zagueiro, que já cumpriu duas suspensões ao longo do campeonato, convive com o fato de estar pendurado há seis partidas e tem conseguido evitar a punição. Já o meio-campista recebeu o segundo amarelo na vitória sobre o Bragantino, duas rodadas atrás.
O centroavante Abel Hernández, que foi utilizado por Abel Braga em sete dos últimos jogos e que teve participação decisiva na vitória, de virada, no Gre-Nal do último dia 24, é um dos reservas pendurados.
Além do uruguaio, o meia-atacante Marcos Guilherme também faz parte da relação. O camisa 23 esteve em campo em quatro das últimas cinco partidas, inclusive sendo titular no empate diante do Athletico-PR, na rodada passada. O outro reserva que constantemente tem oportunidades e que também corre o risco de suspensão é o atacante Leandro Fernández. O argentino atuou nove vezes desde a chegada do novo treinador ao Beira-Rio.
Além deles, o volante e zagueiro Matheus Jussa, que não atua desde a derrota para a Universidad Católica, pela Libertadores, e o meia Boschilia, que se recupera de lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito, também acumulam duas advertências.
Confira os jogadores do Inter com cartão amarelo:
2 - Victor Cuesta, Patrick, Abel Hernández, Marcos Guilherme, Leandro Fernández, Matheus Jussa e Boschilia
1 - Rodinei, Lucas Ribeiro, Praxedes, Uendel, Zé Gabriel, João Peglow, Danilo Fernandes, Pedro Henrique e Renzo Saravia