Líder e vice-líder do Brasileirão, Inter e Flamengo se enfrentam neste domingo (21), às 16h, no Maracanã. O duelo será decisivo na disputa pelo título da competição nacional. Em caso de vitória, o Colorado garante o tetracampeonato com uma rodada de antecedência.
Abaixo, GZH relembra alguns confrontos diretos que tiveram clima de decisão mesmo na Era dos pontos corridos:
Corinthians 1 x 1 Inter - 40ª rodada - (2005)
Em uma competição marcada pelo escândalo de arbitragem que culminou com o a anulação de 11 partidas, Inter e Corinthians tinham apenas três pontos de distância entre si (77 a 74) antes da partida. No dia 20 de novembro de 2005, as duas equipes empataram em 1 a 1 no Pacaembu, em um jogo que também ficou marcado pelo pênalti não assinalado em Tinga. Nas duas rodadas restantes, o clube paulista manteve a vantagem na tabela e conquistou o título.
Vasco 2 x 2 Corinthians - 27ª rodada - (2011)
O Vasco era o líder do Campeonato Brasileiro de 2011, com 49 pontos. O Corinthians vinha logo atrás, com 47. A final antecipada foi disputada em São Januário e terminou com um empate em 2 a 2. A briga pela liderança foi acirrada até a 35ª rodada, quando a equipe carioca empatou com o Palmeiras e os paulistas se isolaram na primeira colocação, o que foi mantido até o final.
Palmeiras 1 x 1 Flamengo - 25ª rodada - (2016)
Paulistas e cariocas chegaram ao confronto decisivo com apenas um ponto de diferença (47 a 46) no Brasileirão de 2016. Dentro de campo, o Flamengo saiu na frente com Alan Patrick, mas Gabriel Jesus deixou tudo igual. Na sequência do campeonato, o Palmeiras manteve a vantagem e levantou a taça. O Flamengo terminou em terceiro, sendo ultrapassado pelo Santos.
Corinthians 3 x 2 Palmeiras - 32ª rodada - (2017)
Quando Corinthians e Palmeiras se enfrentaram no segundo turno do Brasileirão de 2017, a distância entre as duas equipes era de cinco pontos (59 a 54). Na época sob o comando de Fábio Carille, o clube alvinegro fez valer o mando de campo e derrotou o rival com gols de Romero, Balbuena e Jô. Ao final das 38 rodadas, mais um título para o Corinthians.
Flamengo 1 x 1 Palmeiras - 31ª rodada (2018)
Com Felipão na casamata, o Palmeiras fez um segundo turno de recuperação e chegou ao título do Brasileirão de 2018. Na 31ª rodada, no confronto contra o vice-líder Flamengo, a vantagem era de quatro pontos (62 a 58). O empate no Rio de Janeiro foi bom para os paulistas, que nos sete jogos restantes se distanciaram ainda mais na liderança.