O retrospecto recente do Inter na Arena da Baixada não é nada bom. Nos últimos 10 jogos, foram sete derrotas, dois empates e apenas uma vitória na casa do Athletico-PR. O triunfo colorado mais recente no palco da partida da próxima quinta-feira (4), pela 34ª rodada do Brasileirão, foi na edição de 2014 do campeonato. Por coincidência, Abel Braga comandava a equipe que venceu por 1 a 0.
O gol do Inter foi marcado por Rafael Moura, que saiu do banco aos 20 minutos do segundo tempo para estufar as redes aos 36. Do outro lado, Marcos Guilherme, um dos reservas mais utilizados por Abel no Inter em 2021, era o camisa 10 do time paranaense.
A vitória manteve o time colorado no terceiro lugar da tabela, com 41 pontos, na 23ª rodada daquele Campeonato Brasileiro. O líder Cruzeiro somava 49 pontos.
De 2014 até 2021, o Inter visitou o Athletico-PR outras cinco vezes na Arena da Baixada, e não ganhou mais. Nesses cinco confrontos recentes, a equipe gaúcha marcou três gols e sofreu seis, tendo quatro derrotas e um empate em 2 a 2.
O último encontro dos dois times em Curitiba foi o primeiro jogo da final da Copa do Brasil de 2019, vencida pelo Furacão por 1 a 0.