Os olhos castanhos de Marinete Vidal de Melo, 49 anos, quase não enxergaram a realização do sonho particular: abraçar o filho que desbravou o Brasil aos 20 anos para trilhar o caminho que muitos garotos desejam para virar jogador — e que brilhou pela primeira vez na sua cidade natal. Pode-se dizer que a mãe de Caio Vidal, dona de um singelo bar, ajudou a colocar o Inter no posto de vice-líder do Brasileirão. Com ele em campo, o time tem 80% de aproveitamento na competição.
Porém, nem sempre foi de vitórias a trajetória do garoto. Criado na Barra do Ceará, bairro mais antigo de Fortaleza, o jovem foi forjado nos campos de mangues. Órfão de pai há quatro anos, após a morte de Raimundo Nonato Vidal, Caio dependeu do talento para seguir em frente. O ápice chegou na noite da última quinta-feira (7), em que marcou seu primeiro gol como profissional, e justamente na sua terra. A comemoração foi de título para familiares e amigos, que foram ao luxuoso hotel Grand Marquise recepcionar com palavras, abraços, beijos e foguetório o camisa 47 depois do confronto marcante para a breve trajetória do jogador.
— Fiz uma promessa a São Longuinho e dei três pulinhos — disse, eufórica, a tia Maria, responsável por cuidar de Caio enquanto bebê.
Filho do meio entre três irmãos (Eduardo, 30 anos, e Caiane, 19), Caio sempre foi apontado como responsável pelos familiares. Apenas quando o assunto era futebol e suas peladas que ele se permitia sair da linha. Pelo jeito, deu certo. O responsável pela captação de Caio, que promoveu o encontro dele com sua turma em Fortaleza, foi o empresário Fábio Vassalo. Ex-atleta, pescou o jovem em uma equipe cearense que disputava um torneio de base. Após acertar a procuração com a família, o levou até Caruaru para atuar pelo Porto sub-20.
A mudança causou desconforto na família pelos 750km de distância até a cidade no interior de Pernambuco. Depois de convencer a turma, Caio começou a fazer seu nome até a noite mágica na volta para casa. A recompensa a Vassalo, além da camisa utilizada na vitória, foram os abraços carinhos da mãe.
Passadas 12 horas desde a comoção do reencontro com o filho famoso, que agora reside do outro lado do país, Marinete comemorou a chance de revê-lo. Para ela, toda preocupação e ansiedade geradas antes da partida valeram a pena pelo momento especial que Caio está passando.
— Foi o dia mais feliz da minha vida. Tem coisa melhor do que ver um filho feliz? Deixa a mãe feliz também — contou.
Para manter o encanto dos colorados e de sua família, que seguirá morando em Fortaleza, o calendário da temporada já projeta um novo desafio para Caio Vidal neste final de semana. O jovem cearense seguirá como titular contra o Goiás, neste domingo (10), no Beira-Rio, às 18h15min, quando o Inter buscará reduzir ainda mais a distância para o líder São Paulo.