A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), instituição que acompanha o esporte em todo o mundo, escalou Fabi Simões, 31 anos, na lateral direita da seleção sul-americana das melhores jogadoras da década. A atleta do Inter, que também atua como atacante, figura entre Marta, Formiga, Christiane e outras craques do continente pelo desempenho entre 2011 e 2020.
Neste período, Fabiana foi convocada diversas vezes para a Seleção. Participou dos jogos olímpicos de Londres, em 2012, e no Rio de Janeiro, em 2016. Também disputou as Copas do Mundo de 2011 e 2015, venceu a Copa América de 2014 e o Pan-Americano de 2015.
Em clubes, passou pelo futebol chinês e russo, além de conquistar a Libertadores e o Campeonato Paulista com o Sâo José em 2013. Também tem passagens pelo Santos e Corinthians, de onde saiu em 2017 para jogar no Barcelona. Em 2019, chegou ao Colorado.
Pelas Gurias Coloradas, Fabi conquistou dois Campeonatos Gaúchos — com direito a gols em Gre-Nal — e a admiração da torcida. O 2021 dela começou com convocação para a Seleção de Pia Sundhage, que treinou até o dia 20 de janeiro em Viamão, iniciando a preparação para a Olimpíada de Tóquio.
O time da década no continente
Fabi inicia a defesa da seleção dominada por brasileiras. A escalação conta com sete jogadoras brasileiras, duas chilenas, uma argentina e outra colombiana. Marta, Christiane, Formiga, Karen, Tamares e Debinha colocam o português como idioma do time latino.
A escalação completa tem a goleira Christine Endler, do Chile, Fabi Simões, Erika, Carla Guerrero (Chile) e Tamares; Formiga, Debinha e Estefania Banin (Argentina); Yoreli Rincon (Colômbia), Christiane e Marta.