Enquanto o Inter sonha em ter Taison de volta em 2021, o Shkahtar Donetsk deu um sutil recado aos colorados nesta terça-feira (5) ao deixar claro que o atacante está nos planos do técnico português Luís Castro. Em seu site oficial, o clube ucraniano usou uma foto do jogador para anunciar a programação de pré-temporada, que se inicia na próxima semana.
De acordo com a programação divulgada, o time realizará um período de treinamentos, de 17 a 26 de janeiro, em Antalya, na Turquia. A diretoria já agendou quatro amistosos: no dia 21, contra o Lech Poznan, da Polônia; em 23, contra o Ludogorets, da Bulgária; em 25, contra o Maribor, da Eslovênia; e em 26, diante do Slovan Bratislava, da Eslováquia.
Após os quatro jogos, o elenco retornará à Ucrânia, onde os atletas receberão alguns dias de descanso. A primeira partida oficial está agendada para o dia 13 de fevereiro, diante do Kolos Kovalivka, fora de casa, pela 14ª rodada do Campeonato Ucraniano.
O clube busca o quinto título consecutivo e figura em segundo lugar na tabela de classificação, a um ponto do Dínamo de Kiev. Além disso, o time também disputará a Liga Europa neste semestre. A estreia no torneio ocorre no dia 18 de fevereiro, contra o Maccabi Tel-Aviv, em Israel, pelo jogo de ida da segunda fase.
Revelado no Beira-Rio, Taison — que completará 33 anos no dia 13 de janeiro — não esconde sua vontade de vestir a camisa vermelha outra vez. Diante deste interesse recíproco, a diretoria recém-eleita se reuniu com o seu agente para avaliar a viabilidade de uma repatriação. Ouviu que ele tem contrato com o clube ucraniano até 30 de junho. Portanto, só poderia retornar a Porto Alegre no segundo semestre — ainda que já possa assinar um pré-contrato.
— Conversamos com o Alcione (Dornelles, empresário do Taison) e com o filho dele para nos conhecermos, para ver qual era a atividade dele. Claro que falamos sobre o Taison, que vai cumprir o contrato até o meio do ano — declarou o vice-presidente de futebol João Patrício Hermann em entrevista à Rádio Gaúcha recentemente.
Atualmente, o atacante está de férias no Brasil. Depois de passar por Pelotas, sua cidade natal, e visitar o CT Parque Gigante no final do ano passado, aproveita os últimos dias de descanso em Xangri-Lá, no litoral gaúcho.