Thiago Galhardo ganhou um candidato a colega de ataque no Inter. O técnico Eduardo Coudet não esconde sua preferência por formar uma dupla e as duas últimas participações de Yuri Alberto o credenciam para a vaga. O jovem de 19 anos, formado na base do Santos, marcou seu primeiro gol pelo clube gaúcho diante do Sport, em sua terceira participação com a camisa colorada, em todas entrando no segundo tempo.
Depois de ser observado pelo Centro de Avaliação de Prospecção de Atletas (CAPA), do Inter, nos últimos meses, Yuri Alberto foi contratado quando expirou seu vínculo com o Santos. A negociação chegou a retroceder, mas depois de uma nova reviravolta, o atacante assinou contrato com o Inter até 2025. Estreou no time de Coudet contra o Fluminense, entrando no lugar de Guerrero, quando o peruano rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho no Maracanã. A possibilidade de ter sequência, porém, foi por água abaixo quando sofreu uma lesão muscular que o afastou das atividades por seis semanas.
Voltou a ser relacionado no último domingo (11), e entrou contra o Athletico-PR, dando vida nova ao ataque. Contra o Sport, teve mais minutos e desta vez marcou seu gol.
— É uma sensação incrível. Minha felicidade é única por esse gol. Não tive um início fácil aqui no Inter por conta da minha lesão. Queria muito estar em campo e buscar meu espaço. Tive de ter paciência e me preparar muito para a volta. Estou muito bem fisicamente, e o resultado veio com essa atuação e esse gol. Como disse desde minha chegada: quero fazer muito pelo Inter — disse o jogador, por meio de assessoria.
O problema é que sua participação no Inter será novamente interrompida. Desta vez, por conta da Seleção sub-20. Se por um lado é bom ter um atleta na vitrine, por outro, o time perderá o jogador por quatro partidas. Pior: não haverá nem amistoso do Brasil, são apenas jogos-treino, contra Ituano e sub-23 do Corinthians. A apresentação é em 20 de outubro, e as atividades vão até o dia 31, na Granja Comary. Ele perderá os jogos contra Flamengo e Corinthians (Brasileirão), Universidad Catolica (Libertadores) e Atlético-GO (partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil).
Apesar desse cenário, dirigentes colorados não pensam em pedir dispensa do jogador. Coudet falou na entrevista coletiva após a partida que estar na Seleção é o sonho de qualquer atleta. O Inter, internamente, entende que um pedido deste porte, além de ter poucas possibilidades de ser atendido (Yuri Alberto é o capitão da equipe), pode prejudicar a imagem do jogador com a CBF.
— Meu momento é muito bom agora e quero continuar nessa crescente. A notícia da convocação me deixou muito feliz e ainda mais motivado para estar em campo. Chegarei à Seleção com ainda mais confiança e feliz por estar iniciando um trabalho maravilhoso aqui no Inter e já ajudando à equipe com gols e boas atuações — finalizou Yuri.
As opções
Yuri Alberto
- 3 jogos (0 como titular)
- 45 minutos
- 1 gol (1 gol a cada 45 minutos)
- 4 finalizações
- 0 assistência
Abel Hernández
- 12 jogos (7 como titular)
- 567 minutos
- 3 gols (1 gol a cada 189 minutos)
- 10 finalizações
- 1 assistência
Leandro Fernández
- 6 jogos (3 como titular)
- 254 minutos
- 0 gol
- 9 finalizações
- 1 assistência
Pottker
- 13 jogos (5 como titular)
- 602 minutos
- 1 gol (1 gol a cada 602 minutos)
- 5 finalizações*
- 0 assistência
*Sem contar o Gauchão
(Dados do Sofascore)