O ano de 2020 entrará para a história, seja pela questão da pandemia de coronavírus ou pela quantidade de Gre-Nais disputados. Neste sábado (3), Grêmio e Inter se enfrentarão pela sexta vez — agora pela 13ª rodada do Brasileirão.
Como o clássico válido pelo segundo turno será disputado apenas em janeiro de 2021, pode ser que este seja o último duelo entre os rivais de Porto Alegre — caso não se reencontrem novamente por Libertadores e Copa do Brasil.
Por isso, GZH recorda o que mudou na fotografia colorada em relação ao primeiro Gre-Nal da temporada, quando os comandados de Eduardo Coudet foram derrotados por 1 a 0, em pleno Beira-Rio, no dia 15 de fevereiro, pela semifinal do primeiro turno do Gauchão. Confira:
Defesa
Antes da chegada de Saravia, Rodinei era o titular colorado. Agora, afastado do elenco por conta da covid-19, o ex-flamenguista pode ver Heitor ocupar sua vaga. No lado esquerdo, Uendel está de volta e disputa a posição com Moisés, que foi o escolhido em fevereiro.
A principal mudança pode se dar na zaga, onde a escalação de Bruno Fuchs foi a surpresa daquele primeiro clássico de 2020. Quando o jovem defensor foi vendido ao CSKA Moscou, da Rússia, Zé Gabriel herdou a vaga. Mas parece que o experiente Rodrigo Moledo retomou a função depois da boa atuação contra o América de Cali, na Colômbia.
Meio-campo
A duras penas, Coudet deve ter aprendido que não pode mais escalar Musto e Rodrigo Lindoso juntos. Em fevereiro, o argentino comprometeu a equipe ao ser expulso ainda na primeira etapa.
Ataque
A dupla de fevereiro não existe mais. Depois de passar por uma cirurgia no joelho, Paolo Guerrero não atua mais este ano e tem sido substituído pelo uruguaio Abel Hernández. Já Thiago Galhardo foi ganhando destaque ao longo da temporada, o que fez com que D'Alessandro deixasse de ser utilizado como atacante.
Escalação de fevereiro: Marcelo Lomba; Rodinei (Thiago Galhardo), Bruno Fuchs, Cuesta e Moisés; Musto; Edenilson, Rodrigo Lindoso (Zé Gabriel) e Boschilia (Marcos Guilherme); D'Alessandro e Paolo Guerrero.
Provável escalação de sábado: Marcelo Lomba; Heitor, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Moisés (Uendel); Rodrigo Lindoso; Edenilson, Boschilia e Patrick; Thiago Galhardo e Abel Hernández.