Pela sexta vez na temporada, Inter e Grêmio voltarão a se encontrar. Depois de duelarem por Libertadores e Gauchão, os rivais de Porto Alegre se enfrentarão às 17h deste sábado (3), na Arena, pela 13ª rodada do Brasileirão.
Nos clássicos anteriores disputados neste ano, foram quatro vitórias tricolores e um empate. Confira as projeções do que poderá valer para o Colorado o Gre-Nal 428.
Vitória
Uma vitória neste fim de semana representaria o primeiro sucesso colorado em clássicos no ano. Além disso, interromperia uma série invicta do Tricolor que já dura 10 partidas. Por esta ótica, também contribuiria para melhorar o ambiente do vestiário, que passou a ser muito pressionado após os tropeços seguidos no Brasileirão e Libertadores.
De quebra, faria o Colorado retomar a liderança do campeonato nacional — pelo menos até o domingo (4), quando o Atlético-MG receberá o Vasco, às 20h30min, no Mineirão.
Empate
Mesmo que não interrompa a seca em clássicos, não se pode considerar que um empate, na casa do rival, seja um resultado ruim. Até por considerar que o Inter não vence o Grêmio na Arena desde 2014, o fato de simplesmente não perder já amenizaria o drama colorado.
Para efeitos de tabela, entretanto, um empate faria o time chegar aos 22 pontos, podendo ver a distância para o líder Atlético-MG aumentar para seis pontos e, ainda, ser alcançado por Palmeiras e São Paulo. Os palmeirenses jogam no sábado, em casa, contra o Ceará. Os são-paulinos, no domingo, contra o Coritiba, no Paraná.
Derrota
Um novo insucesso diante do Grêmio poderia ter consequências extremas. Além de afetar ainda mais o psicológico dos jogadores, deixaria o técnico Eduardo Coudet muito pressionado no cargo.
Também poderia fazer a equipe despencar para a quarta colocação, sendo ultrapassada por São Paulo e Palmeiras, e podendo ser alcançada em número de pontos por Vasco e Flamengo. Os cariocas jogam no domingo — os flamenguistas contra o Athletico-PR, no Maracanã, enquanto os vascaínos em Belo Horizonte, contra o Atlético-MG.