A trajetória de D'Alessandro no Inter com gols importantes e títulos também é marcada por polêmicas. De personalidade forte e língua afiada, o argentino, que nesta quarta-feira, contra o Grêmio, deve completar 500 jogos com a camisa colorada, diversas vezes chamou atenção por declarações desafiadoras nos microfones.
GZH selecionou 10 declarações de D'Alessandro que causaram polêmicas desde sua chegada ao Beira-Rio, em 2008.
1) "Eu vou jogar pelo Mazembe. Vou jogar este amistoso"
Em 2011, após a conquista do título gaúcho pelo Inter em pleno Olímpico, o argentino desabafou contra um possível amistoso do Grêmio contra o algoz colorado no Mundial de 2010 – nunca confirmado pelo Tricolor. Na saída de campo, disse que jogaria pelo time africano.
2) "Eu pulo da barca, minha vida não acaba aqui"
O desempenho do Inter no Brasileirão de 2012 não agradava. Após derrota para a Portuguesa no Beira-Rio, D'Ale disse que "pularia da barca" se ele fosse o problema do time.
3) "Tem time que olha de binóculos, mas também tem time que precisa de VHS para relembrar títulos"
A frase foi uma resposta a Renato Portaluppi após Gre-Nal válido pelo Brasileirão de 2013 que terminou em 2 a 2 com um gol dele. Na época, o Tricolor brigada pelo título enquanto o Colorado estava na parte de baixo da tabela. Havia 12 anos que o rival não conquistava títulos a nível nacional.
4) "Que foi? Perdemos o jogo. Tu não viu o jogo? Onde perdemos? Erra quem bate, né? Infelizmente, a gente errou. No jogo, merecíamos ganhar, até com um a menos. Mas faz parte. Tu assistiu ao jogo, né?",
Declaração dada na saída de campo após a derrota, nos pênaltis, para o Lajeadense na disputa da Recopa Gaúcha de 2015. D'Ale desperdiçou uma das penalidades naquela tarde.
5) "A história fala por si só, e ela é muito mais rica aqui do que lá"
Declaração dada em agosto de 2015, após derrota do Inter por 5 a 0 no Gre-Nal válido pelo primeiro turno do Brasileirão daquele ano.
6) "Se o Gauchão é engana bobo, o que é pior? Vencer e não ganhar nada e perder? As críticas não são iguais para os dois lados aqui no Sul. Sempre sofremos mais pressão. Sempre foi pior para a gente. São vocês (imprensa) que criam isso."
Frase dita em maio de 2015, após série de tropeços no Brasileirão. O Inter havia conquistado semanas antes o Campeonato Gaúcho sobre o rival, no Beira-Rio.
7) "Peço para o torcedor nos acompanhar e, sei lá, não escutar tanta rádio e TV, mas jogar PlayStation. Faço muito isso com o meu filho"
Também em 2015, D'Ale voltou a criticar a imprensa gaúcha, pedindo para que o torcedor buscasse outras formas de se distrair após tropeços do time.
8) "Bati de frente. Até demais. Isso me desgastou. Às vezes, tomamos banhos de água fria, banho sem luz no vestiário. São coisas comuns, mas que não deveria. Quando chove em Porto Alegre, também fico sem luz. Eu me viro. Não nasci em berço de ouro. Mas há situações que, em um clube como o Inter, não podem ocorrer"
Frase de 2017, quando retornou o Inter após empréstimo de uma temporada para o River Plate. Referia-se aos atritos que teve com a gestão de Vitorio Piffero, presidente colorado entre 2015 e 2016, quando o argentino deixou o clube.
9) "Isso que alguns acham atrás de uma mesa com microfone. Eu trabalho pra c*, desculpe o palavrão, mas eles merecem que eu fale isso. Trabalho muito, todos os dias"
Após completar cem assistências com a camisa colorada, em 2018, em partida contra o Juventude.
10) "Está feio o teu trabalho, hein. O teu trabalho está feio. Eu sei porque está feio o teu trabalho. Deixa de ser parcial"
Em discussão com o atual presidente da FGF, Luciano Hocsman, após derrota do Inter no Gre-Nal válido pela fase de grupos do returno do Gauchão 2020.