O Inter perdeu uma peça importante do elenco para a disputa do Brasileirão, da Copa do Brasil e da Libertadores. Nesta segunda-feira (17), o clube confirmou que Paolo Guerrero sofreu uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito. O centroavante passará por cirurgia e só voltará a jogar em 2021. Qual o impacto da perda do peruano para a temporada do Inter? Abaixo, a opinião de cinco colunistas de GaúchaZH.
A perda de Paolo Guerrero irá causar um dano significativo ao time do Inter, pelo menos até Coudet encontrar uma alternativa. Guerrero já havia marcado 10 gols na temporada e vinha com uma média de um gol por jogo no Brasileirão. Mas basta ver os jogos do Inter sob o comando de Coudet para perceber que a função de Guerrero não se resumia aos gols. Guerrero fazia muito mais que isso, participava efetivamente de tabelas, fazia o que chamamos no futebol de pivô, abrindo espaço para os meias.
Enfim, no sistema ofensivo tudo passava por Guerrero, desde a movimentação até a finalização. Não vou adotar um discurso alarmista e dizer que a perda de Guerrero é irreparável e as consequências serão terríveis porque creio que a reposição já está no elenco: Yuri Alberto. Com sequência, ritmo de jogo e adaptado ao estilo de jogo de Coudet, o garoto pode ser a solução ofensiva do Inter sem Guerrero. Mas até que isso ocorra será fundamental ao torcedor e à imprensa uma certa dose de paciência nas análises sobre o rendimento do Inter com Yuri Alberto.
A lesão do Guerrero veio em uma hora imprópria. Primeiro, porque veio no momento em que ele estava fazendo gols e dando conta do recado. E segundo pois não se sabe ainda a resposta que o Yuri Alberto dará. Não sei se o Inter irá contratar alguém. O mercado internacional está fechado e o nacional não tem tantas opções. Com certeza, o Guerrero vai fazer muita falta. Mesmo não sendo um jogador veloz, ele é decisivo. Trata-se de um jogador de área que poucos clubes no Brasil têm. É uma ausência que vai ser muito sentida.
É devastador para o Inter perder Guerrero para o restante do ano. A menos que Yuri Alberto dê uma resposta imediata de centroavante, a candidatura do Inter aos títulos disputados na temporada diminui muito, já que ainda há várias pontas soltas no time titular em todos os setores.
O impacto poderá ser maior ou menor dependendo da resposta do Yuri Alberto, que veio do Santos. Mas o Guerrero é inegavelmente um jogador diferenciado. O peruano é um goleador que vinha fazendo um gol por partida. No Brasileirão, foram três jogos e três gols. Não sofrer com a falta desse jogador é impossível. Ainda bem que o Inter conseguiu contratar o Yuri Alberto, pois um time não vive sem centroavante.
O Inter perde seu principal jogador. Guerrero é insubstituível neste momento. O tamanho dele no elenco só teria comparação com D’Alessandro nos seus melhores dias. A alternativa em característica é Yuri Alberto, muito jovem e recém chegado. As outras opções mudam o esquema tático e não mostraram bom resultado. Vai ser necessário contratar um paliativo. Solução é praticamente impossível.