O Gre-Nal 425, marcado para a próxima quarta-feira (22), será disputado no estádio Centenário, às 21h30min, em Caxias do Sul. No início da tarde desta sexta-feira (17), a prefeitura de Porto Alegre vetou a realização do clássico no Beira-Rio, conforme estava previsto na tabela da Gauchão. Em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha, o presidente do Inter, Marcelo Medeiros, criticou a medida.
— Eu recebi a decisão com uma grande decepção. É uma decisão equivocada, arbitrária, desrespeitosa, incoerente e inconsequente. A decisão é arbitrária porque em nenhum momento o Comitê de Crise da Prefeitura de Porto Alegre chamou o clube para entender o que o Inter estava fazendo para garantir a segurança. É desrespeitosa por tudo que o Inter investiu — criticou.
O dirigente destacou que o Beira-Rio estava sendo preparado para a retomada do futebol desde o mês de maio. Preocupado com a diminuição dos riscos de contaminação da covid-19, o clube estabeleceu um rígido protocolo de controle, segurança e saúde de todos os envolvidos.
— O Inter investiu mais do que R$ 200 mil em um plano de contingência. O clube pegou como exemplo o protocolo utilizado na Bundesliga. Tudo foi pensado para garantir a segurança de todos os envolvidos. Sempre discutimos com a FGF o melhor protocolo para a retomada do futebol. Testamos nossos atletas e funcionários várias vezes, fizemos tudo que estava a nossa disposição — afirmou.
De acordo com Medeiros, não há condições de transferir toda a estrutura montada no Beira-Rio para o Centenário. Segundo as regras do Gauchão, os clubes mandantes devem garantir o funcionamento do estádio para a realização dos jogos.
— Nós não temos condições de fazer fora do Beira-Rio aquilo que nós garantiríamos aqui. E se alguma coisa acontecer a responsabilidade não é nossa. A responsabilidade é de quem tirou o jogo daqui. Estávamos trabalhando há mais de um mês no Beira-Rio. Vocês acham que em cinco dias será possível transferir isso para Caxias? A campanha não é mais "Fique em Casa", mas sim "Saia de Porto Alegre" — concluiu.