As partidas da final da Copa Sul-Americana de 2008, entre Inter e Estudiantes, serão relembradas nesta semana no projeto Saudade do Esporte, do Grupo RBS. O jogo de ida, no Estádio Ciudad de La Plata, vencido pelo Inter por 1 a 0, será retransmitido pela Rádio Gaúcha às 21h30min desta quarta-feira (1º). Confira os detalhes da partida:
Horário
Quarta-feira (1º), às 21h30min
Transmissão
A Rádio Gaúcha abre a jornada às 21h. A narração será de Luciano Périco
Local
Estádio Ciudad de La Plata, em La Plata, na Argentina
Escalações
ESTUDIANTES
Andújar; Angeleri, Alayes, Desabato e Díaz; Galván, Sánchez, Verón e Benítez; Salgueiro e Boselli. Técnico: Leonardo Astrada
INTER
Lauro; Bolívar, Índio, Álvaro e Marcão; Edinho, Magrão, Guiñazu, D'Alessandro e Alex; Nilmar. Técnico: Tite
Arbitragem
Carlos Amarilla, auxiliado por Manuel Bernal e Emigdio Ruiz (trio paraguaio)
Como chegaram
Estudiantes
Classificou-se para a Copa Sul-Americana de 2008 por ter a maior pontuação acumulada na temporada anterior do Campeonato Argentino. Eliminou outros três argentinos além de um brasileiro para chegar à decisão, contra o Inter. Passou por Independiente, Arsenal de Sarandí, Botafogo e Argentinos Juniors. O time era comandado pelo ex-jogador do Grêmio Leonardo Astrada e tinha como principal liderança dentro de campo o veterano Juan Sebastián Verón, na época com 33 anos. A equipe vinha de boas campanhas no Argentino, mas sem conseguir o título, e naquele mesmo ano foi eliminada nas oitavas de final para a LDU, que seria a campeã da América. Por isso, o duelo com o Inter era considerado importante pelo clube.
Inter
Chegou à Sul-Americana como o 11º colocado do Brasileirão do ano anterior. Em 2008, após o título gaúcho, o técnico Abel Braga deixou o clube para comandar o Al-Jazira, dos Emirados Árabes Unidos. Assim, Tite assumiu o comando da equipe colorada. Na primeira etapa da Sul-Americana, o adversário foi o seu maior rival. Depois de um empate em 1 a 1 no Beira-Rio e outro em 2 a 2 no Olímpico, o Inter passou de fase por ter marcado mais vezes fora de casa. Depois, o time colorado ainda teria de passar por Universidad Católica-CHI, Boca Juniors e Chivas Guadalajara até chegar à decisão contra o Estudiantes. O Inter foi o primeiro brasileiro a vencer a Sul-Americana. Com isso, foi criada a alcunha de "Campeão de Tudo".