O atacante Luiz Adriano estreou com a camisa do Inter contra a equipe do Avenida, pelo Gauchão de 2006, no fim do mês de janeiro daquele ano, marcando um gol. Depois, voltou a ter sequência no time profissional apenas em julho, e ali começava sua caminhada para participar da disputa do Mundial de 2006. No dia 13 de dezembro, o jogador marcou o gol da vitória sobre o Al-Ahly, do Egito, que classificou o Colorado para enfrentar o Barcelona na final da competição.
Suas boas atuações o levaram a disputar o Sul-Americano com a camisa da seleção brasileira sub-20 em 2007 e, depois de 10 jogos, o jogador foi contratado pelo Shakhtar Donestk, da Ucrânia, por 3 milhões de euros. No país do leste europeu, virou ídolo.
Afinal, foram nove temporadas com a camisa laranja e preta, 130 gols marcados, conquistando seis vezes o campeonato ucraniano, quatro a Taça da Ucrânia e cinco a Supercopa do país. Seu desempenho levou o técnico Dunga o convocar para a Seleção em 2014, mas nunca teve maiores oportunidades com a camisa amarelinha.
Em julho de 2015, Luiz se encaminhava para um dos grandes clubes do futebol europeu: o Milan. Na Itália, não conseguiu repetir o futebol apresentado no Inter e na Ucrânia, acabou participando de 36 partidas em duas temporadas, com seis gols marcados.
Depois desta passagem pelo futebol italiano, o atacante foi atuar na Rússia. Com a camisa do Spartak Moscou foram quatro temporadas e dois títulos. No ano passado, Luiz Adriano voltou ao Brasil, mas não ao seu clube do coração. Agora com 33 anos, o jogador foi contratado pelo Palmeiras como um dos grandes nomes do time paulista. Em São Paulo, são 25 jogos e 12 gols.