Há 14 anos, o Inter conquistava seu primeiro título de Libertadores. E você lembra como era a América do Sul nesta época de glória para os colorados? GaúchaZH elencou alguns fatos históricos de 2006 para esta semana especial de recordação no projeto Saudade do Esporte.
Situação do Brasil
O presidente do Brasil era Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, que conseguiria a reeleição para mais quatro anos ao final do mês de outubro daquele ano. Meses antes, Lula sancionou a famosa Lei Maria da Penha, que aumentou o rigor nas punições das agressões contra a mulher.
No dia 30 de março, o país veria também Marcos Pontes — atual ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações — tornar-se o primeiro astronauta brasileiro a ir para o espaço, a bordo da Soyz TMA-8, em uma missão para a Estação Espacial Internacional.
No entanto, houve notícias ruins também. Em setembro, quase um mês depois do título do Inter, o voo 1907 da Gol cairia no Mato Grosso após ser atingido no ar pela asa de um jato Legaby da Embraer, matando 155 pessoas a bordo. Já em junho, havia falecido Bussunda, humorista do Casseta & Planeta, da Rede Globo, durante a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha.
A Seleção Brasileira já estava eliminada da Copa do Mundo. No dia 1º de julho, foi derrotada pela França por 1 a 0, em Frankfurt. A participação do Brasil ficaria rotulada como um fracasso, tendo em vista a qualidade do time comandado por Carlos Alberto Parreira, que contava com nomes como os de Ronaldinho, Ronaldo, Adriano, Kaká e Robinho.
A Globo, na época, exibia Cobras & Lagartos, de João Emanuel Carneiro, na novela das sete. Com relação à novela das oito, saía Belíssima, de Sílvio de Abreu, no mês de julho, para a entrada de Páginas da Vida, de Manoel Carlos.
Bachelet no Chile
O ano de 2006 seria histórico para a política chilena. Em janeiro daquele ano, Michelle Bachelet tornava-se a primeira mulher a presidir o país. Ela foi eleita com 53,49% dos votos em segundo turno, comandando o Chile até 2010. Sua posse oficialmente ocorreu no dia 11 de março.
Evo na Bolívia
Um longo período de poder para Evo Morales começava na Bolívia em janeiro de 2006. A posse oficial ocorreu no dia 22 e o político conseguiria três mandatos seguidos, deixando a presidência do país somente em novembro de 2019.
Perón na Argentina
Em outubro de 2006, os restos do ex-presidente Juan Domingo Verón eram transferidos a San Vicente, um sítio aos arredores da capital Buenos Aires, onde viveu com Eva Perón. O evento causou transtornos. Violentos confrontos com tiros e pedradas entre grupos rivais do peronismo deixaram feridos.