O lateral-direito William teve uma saída polêmica do Inter. No início de 2017, chegou a divulgar uma nota oficial para anunciar que pretendia deixar o Beira-Rio a caminho da Europa — depois de meses de imbróglio, foi negociado com o Wolfsburg. Há três anos no futebol alemão, o jogador admite que a forma da saída não foi ideal.
— Quando saí do Inter, não foi como queria. Mas tinha na cabeça que fiz tudo. Sempre dei meu máximo. Saí feliz, porque fiz 123 jogos em um ano e meio. Sempre me dediquei muito. O que aconteceu na minha saída faz parte da outra diretoria. Já não estão mais lá. As pessoas sabem que fiz meu máximo, que honrei a camisa — disse o jogador, em entrevista ao Globoesporte.com.
William, que é gaúcho de Pelotas, reforçou o desejo de voltar ao Colorado no futuro:
— Eu sou colorado, sempre deixei bem claro. Minha história no Inter só teve uma pequena pausa. Lá na frente, vou voltar e continuar a escrevê-la.
William chegou ao Inter ainda nas categorias de base. Profissionalizou-se em 2015 e logo de cara teve uma participação importante na campanha que culminou na semifinal da Libertadores. Ainda como jogador colorado, foi chamado para a seleção que conquistou o ouro olímpico no Rio 2016. O defensor tem mais dois anos de contrato com o Wolfsburg.