No dia 3 de agosto de 2006, o Inter vencia o Libertad no Beira-Rio e firmava passos rumo a primeira conquista da Libertadores. O duelo era válido pelo jogo de volta da semifinal e, depois de empatar por 0 a 0 no Paraguai, o Colorado garantiu sua passagem à grande decisão com uma vitória por 2 a 0. Mesmo que o placar possa sugerir o contrário, a partida foi cheia de emoções, com Alex e Fernandão anotando os gols somente no segundo tempo.
Era uma noite fria, o termômetro marcava 10 graus, mas a torcida tratou de aquecer o estádio para recolocar o clube em uma final sul-americana após 26 anos de ausência. Apesar de ter sido escalado com três zagueiros (Índio, Bolívar e Fabiano Eller), o Inter partiu para cima do Libertad desde o começo. Porém, com uma defesa muito bem postada, tendo o argentino Guiñazu (que no futuro se tornaria ídolo colorado) como cão de caça do meio-campo, os paraguaios mantiveram o marcador zerado na etapa inicial.
Um novo empate levaria a partida para os pênaltis, então o técnico Abel Braga começou a promover mudanças na equipe na largada do segundo tempo. O volante Fabinho cedeu lugar ao atacante Rentería e o zagueiro Índio saiu para a entrada do volante Wellington Monteiro. As alterações deram resultado. Aos 17 minutos, Alex acertou um chute certeiro, no canto do goleiro Horacio Gonzalez, abrindo o marcador. Apenas cinco minutos depois, foi a vez do artilheiro Fernandão arriscar de fora da área e decretar a vitória vermelha.
Ficha técnica:
Inter 2x0 Libertad
Inter: Clemer; Índio (Wellington Monteiro), Bolívar e Fabiano Eller; Ceará, Edinho, Fabinho (Rentería), Alex (Perdigão) e Jorge Wagner; Fernandão e Rafael Sobis. Técnico: Abel Braga.
Libertad: Horacio Gonzalez; Carlos Bonet, Pedro Sarabia, Edgar Balbuena e Martín Hidalgo; Sergio Aquino (Juan Samudio), Javier Villarreal, Cristian Riveros e Pablo Guiñazú (Javier Cáceres); Roberto Gamarra (Nelson Romero) e Rodrigo López. Técnico: Gerardo Martino.
Data: 03/08/2006 (quarta-feira)
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Cartões amarelos: Riveros, López e Sarabia (L); Edinho, Bolívar, Fernandão e Sobis (I)
Gols: Alex, aos 17, e Fernandão, aos 22 minutos do segundo tempo.