Zagueiro titular da Seleção Brasileira na última Copa do Mundo, em 2018, Miranda estava acertado com o Inter e poderia ter sido campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes em 2006. Porém, preferiu assinar com o São Paulo, que acabaria derrotado na final do torneio sul-americano naquele mesmo ano.
A história que passou a ser contada é que, vindo para Porto Alegre, o atleta foi abordado por dirigentes são-paulinos quando fez escala na capital paulista e recebeu proposta maior, sendo convencido a se transferir para o Morumbi. Na época, com apenas 21 anos de idade, o defensor era desconhecido do grande público. Revelado pelo Coritiba, estava há duas temporadas no Sochaux, da França.
— Não assinei nenhum papel. Havia interesse de vários clubes. O São Paulo levou a preferência pois entrou em acordo com o Sochaux — afirmou o jogador à época.
Menos mal que nenhuma das duas partes saiu perdendo no final da história. Mesmo sem Miranda, o Inter foi campeão mundial naquela temporada. O zagueiro, por sua vez, foi tricampeão brasileiro (2006, 2007 e 2008) e, posteriormente, acabou vendido ao Atlético de Madrid. Atualmente, depois de jogar na Inter de Milão, está no futebol chinês.