Neste sábado (15), o primeiro turno do Gauchão conhecerá um de seus finalistas por meio do Gre-Nal 423. A vaga será decidida em partida única. Em caso de empate durante os 90 minutos, a disputa irá para os pênaltis.
Como teve melhor campanha na fase classificatória, terminando na liderança do Grupo A, o time de Eduardo Coudet terá a vantagem de jogar no Beira-Rio. Trata-se de uma boa notícia para os colorados já que, ao longo da história da rivalidade, o Inter ostenta um maior número de vitórias em casa: 47 contra 29 do Grêmio.
Inter 1x0 Grêmio (Gauchão de 1997)
No Gauchão de 1997, o favoritismo era todo do Grêmio que, dois meses antes, havia sido campeão da Copa do Brasil. Porém, o Inter treinado por Celso Roth conseguiu romper com a hegemonia do tradicional adversário. O gol da vitória, que rendeu o título estadual, foi marcado pelo atacante Fabiano.
Inter 2x0 Grêmio (Brasileirão de 2004)
Logo em sua estreia pelo Inter, Fernandão mostrou que chegava ao Beira-Rio para colocar seu nome na história. Em duelo válido pelo Brasileirão de 2004, o eterno camisa 9 colorado balançou as redes do Grêmio na vitória por 2 a 0. Mas, este não foi um gol qualquer, e sim o milésimo da história dos clássicos gaúchos.
Inter 2x1 Grêmio (Brasileirão de 1988)
Apesar de ter sido disputado em 1989, o Gre-Nal 297 era válido pela semifinal do Brasileirão de 1988. O Tricolor chegou a sair na frente do placar, com Marcus Vinícius, mas o Inter conseguiu a virada mesmo com um jogador a menos (Casemiro foi expulso). Coube ao atacante Nilson marcar os dois gols colorados, levando um jovem técnico Abel Braga à loucura. O jogo ficou conhecido como o "Gre-Nal do Século".
Inter 2x1 Grêmio (Gauchão de 2009)
Em 2009, o Gauchão tinha uma fórmula semelhante à atual. Na final da Taça Fernando Carvalho, o Inter — que tinha melhor campanha — recebia o Grêmio no Beira-Rio para decidir o título do primeiro turno. Com gols de Índio e Magrão, o Colorado venceu por 2 a 1. Posteriormente, ao conquistar também o segundo turno (Taça Fábio Koff), os comandados de Tite se sagraram campeões estaduais de forma invicta no ano do centenário do clube.
Inter 1x0 Grêmio (Brasileirão de 2018)
O Gre-Nal deste sábado também servirá para o Inter quebrar uma série incômoda: cinco clássicos sem vitórias. A última vez que o Colorado bateu o Grêmio foi em setembro de 2018, quando o volante Edenilson marcou o único gol da partida, em duelo válido pela 24ª rodada do Brasileirão. Naquela ocasião, o resultado manteve o time de Odair Hellmann na liderança da tabela nacional.