A única certeza que o Inter tem sobre seu primeiro adversário na pré-Libertadores é que ele virá do Chile, mas ainda não sabe quem será. Aliás, nem mesmo os chilenos sabem o que irá acontecer. Nesta terça-feira (7), o gerente-geral do Unión Española, Luis Baquedano, garantiu que sua equipe não entrará em campo para disputar a última vaga para o torneio continental.
— Vamos impugnar esta programação, porque para nós este é um outro torneio, com novas regras. Esperamos que a Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP) designe o "Chile 4" em um conselho extraordinário, porque em um conselho anterior já foi definido, com o aval do Sebastián Moreno (presidente), que o torneio e a Copa Chile 2019 estavam terminados. O que Moreno está fazendo está fora das regras — disse Baquedano ao jornal El Mercúrio.
Como Universidad Católica e Colo-Colo já estão garantidos na fase de grupos, a ANFP definiu que da outra semifinal da Copa Chile, entre Universidad de Chile e Unión Española, sairá o último classificado. O confronto, em partida única, está agendada para acontecer no dia 18, em La Serena.
— Não é que a Unión não quer jogar. A Copa Chile 2019 acabou e este é um outro torneio — concluiu o dirigente.
O clube, inclusive, ameaça recorrer ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), na Suíça. Se isso acontecer, a Universidad de Chile será a adversária dos colorados no dia 4 de fevereiro.