Inter e São Paulo se enfrentam nesta quarta-feira (4), no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro, em jogo decisivo na briga por vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2020. Três pontos atrás dos paulistas, o Colorado precisa vencer para superar o adversário no número de vitórias. GaúchaZH relembra cinco confrontos históricos entre Inter e São Paulo.
1985 – São Paulo 1x0 Inter – Volta de Falcão ao Brasil
Um dos maiores jogadores da história colorada, Paulo Roberto Falcão retornou ao futebol brasileiro após passagem de sucesso pela Roma para jogar no São Paulo, onde encerrou a carreira. Em 26 de setembro de 1985, o Rei de Roma enfrentou o Inter em amistoso que marcou sua estreia com a camisa tricolor. A partida terminou em 1 a 0 para o São Paulo, com gol contra do zagueiro colorado Mauro Galvão.
2006 – São Paulo 1x2 Inter –Final da Libertadores
Talvez até mais lembrada do que o jogo do título no Beira-Rio, a vitória de 2 a 1 sobre o São Paulo na ida da final da Libertadores de 2006 não sai da memória dos torcedores colorados. Na noite de 9 de agosto de 2006, brilhou a estrela de Rafael Sobis no Morumbi. O atacante, então com 21 anos, marcou os dois gols que abriram o caminho para o Inter conquistar a América pela primeira vez.
2006 – Inter 2x2 São Paulo – Final da Libertadores
A vitória com os gols de Rafael Sobis abriu o caminho, mas faltava confirmar o título em casa. Na noite de 16 de agosto, mais de 50 mil colorados foram ao Beira-Rio para finalmente ver o clube conquistar a América. O jogo foi sofrido. O Inter esteve duas vezes na frente, com gols de Fernandão e Tinga, mas o São Paulo buscou o empate com Fabão e Lenílson. Com Tinga expulso após o segundo gol, o Colorado teve de segurar a pressão paulista com 10 homens para conseguir levantar a taça.
2010 – Inter 0x2 São Paulo – Fernandão como adversário
Quatro anos após o título da Libertadores, de 2006 estava do outro lado. Em 23 de maio de 2010, Fernandão esteve no Beira-Rio como adversário pela primeira vez desde sua passagem pelo clube. Vestindo a camisa do São Paulo, ele marcou um dos gols que garantiram a vitória de 2 a 0 do Tricolor sobre o Inter de Jorge Fossati.
2010 – São Paulo 2x1 Inter – Semifinal da Libertadores
Inter e São Paulo voltaram a se enfrentar pela Libertadores em 2010, desta vez na semifinal. O gol de Giuliano no Beira-Rio deu ao time gaúcho uma vantagem para a volta. No Morumbi, o Colorado sofreu para conseguir a classificação.
O São Paulo fez 1 a 0 com Alex Silva no primeiro tempo, após uma falha do goleiro Renan. Na etapa final, D’Alessandro bateu falta e o desvio em Alecsandro no caminho serviu para vencer Rogério Ceni. A situação colorada parecia tranquila com 1 a 1, mas Ricardo Oliveira fez 2 a 1 para os paulistas logo depois.
Tinga foi expulso e, como em 2006, o Inter teve de segurar a vantagem com 10 homens. O placa serviu para o time treinado por Celso Roth avançar à decisão, onde bateu o Chivas-MEX e conquistou o bi da América.