Com o que vem jogando, o Inter dificilmente ficará no G-4 ou no G-5 (caso o Flamengo conquiste a Libertadores) do Brasileirão. Assim, terá de brigar pelo G-6, G-7 ou G-8 (dependendo da classificação final do Athletico, campeão da Copa do Brasil e já na Libertadores). E, nesse cenário, o Corinthians surge como principal adversário.
O clube paulista conquistou apenas o Campeonato Paulista na temporada, acabou de demitir o técnico Fábio Carille, após a goleada para o Flamengo, e de contratar o gaúcho Tiago Nunes do Athletico — que deseja assumir o clube somente em 2020.
E está com um elenco remotivado porque os atletas precisam mostrar serviço para o novo treinador, e têm de dar uma resposta a seus torcedores. Logo, será um duro adversário para o Inter, ainda que o time de Zé Ricardo tenha um ponto de vantagem sobre os paulistas.
Com oito jogos restantes para o fim do ano, caso repitam a mesma pontuação do primeiro turno nessas partidas que restam de Brasileirão, Inter e Corinthians somarão mais 16 pontos, cada um. Com campanhas semelhantes, colorados e corintianos tiveram a mesma pontuação na reta final do turno.
Assim, tudo indica que a briga pela (provável) pré-Libertadores entre Inter e Corinthians irá até a última rodada. Com adversários que oferecem níveis de dificuldades muito parecidos para ambos os rivais, a batalha decisiva poderá ocorrer na Arena Itaquera. No dia 17, domingo de feriadão da Proclamação da República, o Corinthians receberá o Inter — e os colorados não vencem o adversário em sua casa desde 2009, quando Nilmar driblou a defesa inteira e fez o 1 a 0.
Corinthians à parte, o Inter terá pela frente o Ceará, nesta quinta-feira, na Arena Castelão, além de jogos fora de casa contra Botafogo e contra São Paulo, todas partidas complicadas longe do Beira-Rio. Em casa, o Inter de Zé Ricardo terá jogos menos difíceis, como Fluminense, Fortaleza, Goiás e Atlético-MG.
Ao final do primeiro turno, e antes da decisão pela Copa do Brasil, o Inter de Odair Hellmann emendou três vitórias seguidas, diante de Botafogo, São Paulo e Atlético-MG. Já o Corinthians, na reta final do primeiro turno, teve tropeços diante de Avaí e de Ceará (dois empates), além de uma derrota para o Fluminense.
O duelo entre duas equipes semelhantes tem tudo para ser decidido em detalhes. O Inter, por enquanto, está na frente. GaúchaZH avaliou os adversários de Inter e de Corinthians nesta reta final de Brasileirão, e atribuiu três conceitos: "É Favorito" (para jogos cujos adversários não deverão oferecer grande resistência), "Em Alerta" (para jogos mais complicados) e "Jogo Duro" (como diz o nome, para aquelas partidas de maior tensão).
A TABELA DO INTER
(EM ALERTA)
Ceará (F): 7/11, 19h30min
Em crise após mais uma derrota no Gre-Nal, o instável Inter terá pela frente um time que luta entre os grandes para não ser rebaixado. O Ceará disputa evitar ganhar a vaga no Z-4 com Fluminense, Cruzeiro, Botafogo e Atlético-MG. Está obrigado a vencer todos os jogos em casa para escapar do descenso.
(É FAVORITO)
Fluminense (C): 10/11, 16h
Ainda que o Fluminense tenha vencido o Inter primeiro turno, a equipe carioca despenca a cada rodada. Ingressou no Z-4 e não tem perspectivas de mudança radical. Se o Inter realmente deseja a pré-Libertadores (ou a Libertadores), ganhar dos cariocas é obrigação.
(JOGO DURO)
Corinthians (F): 17/11, 16h
Aqui, o jogo que poderá definir a classificação do Inter à Libertadores. Único dos grandes a ser o inimigo direto do Inter no momento, o Corinthians anunciou o algoz colorado Tiago Nunes como o novo treinador dos paulistas - em princípio, para 2020. No primeiro turno, houve empate em 0 a 0. O Inter não vence o Corinthians em São Paulo há 10 anos - desde o Brasileirão de 2009, quando Nilmar driblou a defesa inteira e marcou um golaço.
(É FAVORITO)
Fortaleza (C): 24/11, 19h
A missão do Fortaleza é ganhar o "Gre-Nal deles". Ou seja: acabar o Brasileirão à frente do Ceará e na Primeira Divisão. Por enquanto, a ex-equipe de Zé Ricardo está conseguindo. Será interessante ver Zé Ricardo contra Rogério Ceni. O atual treinador do Inter foi demitido do Fortaleza para que Ceni retornasse ao comando do time.
(É FAVORITO)
Goiás (C): 27/11, 19h30min
Outra partida com vitória como obrigação. O Goiás, por enquanto, tenta se aproximar do G-7 (que até o momento, com o Athletico em sexto, está dando vaga à pré-Libertadores). Além da necessidade de pontuar, neste jogo o Inter terá a chance de apagar o vexame da derrota de virada para o Goiás com 10 jogadores, ocorrida no primeiro turno.
(EM ALERTA)
Botafogo (F): 30/11, 19h
O Botafogo luta (uma vez mais) para se manter na Série A. É bem provável que na antepenúltima rodada do Brasileirão, a equipe carioca ainda esteja se digladiando com outros clubes para não cair. Apesar da fragilidade da equipe, o Botafogo geralmente transforma a partida contra o Inter em um jogo duro. Nos últimos dois encontros entre os dois clubes pelo Brasileirão, no Rio, deu Botafogo.
(JOGO DURO)
São Paulo (F): 4/12
Atual quarto colocado, o São Paulo tem 54% de chances de obter vaga direta à Libertadores (segundo o site Infobola). Joga em casa diante de um adversário que o derrotou no Beira-Rio no primeiro turno. Na década passada, foi o clássico do continente. Agora, não passa de um clássico por vaga à Libertadores — ou à pré.
(EM ALERTA)
Atlético-MG (C): 8/12
A vitória do Inter sobre o Atlético-MG, em Belo Horizonte, parecia que daria um novo rumo ao time de Odair Hellmann: jogando solto e de forma ofensiva. Ledo engano. Não demorou para que tudo voltasse ao normal. A última partida do Brasileirão por definir a vaga do Inter para alguma etapa da Libertadores e, também, o novo rebaixamento do Atlético-MG, um clube que vem despencando na tabela desde o final do turno.
PLACAR GERAL
- 3 É FAVORITO
- 3 EM ALERTA
- 2 JOGO DURO
A TABELA DO CORINTHIANS
(É FAVORITO)
Fortaleza (C): 6/11, 19h30min
Assim como o Inter, o Corinthians passa por uma crise. Mas está de técnico novo. Foi goleado pelo Flamengo, demitiu o treinador, um cenário bem parecido com o do Beira-Rio (mas, ao menos, foi campeão estadual em 2019). Obrigado a dar uma justificativa para a torcida - que cobra bem mais que a do Inter -, o Corinthians tem tudo para vencer.
(JOGO DURO)
Palmeiras (F), 9/11, 19h
Não bastasse ser o clássico, o Palmeiras tem mais time do que o Corinthians, e joga em casa. Uma partida que, em tese, poderá ser bem parecida com o recendo Gre-Nal da Arena. Neste final de semana, o Inter tem tudo para abrir frente sobre o Corinthians.
(JOGO DURO)
Inter (C): 17/11, 16h
Caso não ocorram surpresas até esta rodada, o Corinthians ainda deverá estar atrás do Inter. E precisará vencer para seguir em busca da Libertadores. Jogo duro para ambos, ainda que os paulistas não percam em casa para os colorados desde 2009. E estão remotivados com a contratação do técnico Tiago Nunes.
(EM ALERTA)
Botafogo (F): 24/11, 16h
Os cariocas ainda estarão batalhando pela sobrevivência na Série A. Jogarão em casa, o que torna as coisas um pouco mais complicadas para o Corinthians. Apesar de a equipe paulista ser superior, trata-se de uma partida complicada no Rio.
(É FAVORITO)
Avaí (C): 27/11, 21h30min
O Avaí é o pior time do Brasileirão e já estará há tempos com o espírito na Série B. Dá Corinthians, fácil.
(EM ALERTA)
Atlético-MG (F): 1/12, 18h
Sob pressão, o Atlético-MG será obrigado a vencer. Mas, com um time desequilibrado, é provável que dê generosos espaços ao contra-ataque corintiano. Jogo de difícil prognóstico, ainda que uma vitória do Atlético-MG possa ser colocada sempre em dúvida, mesmo jogando em casa.
(EM ALERTA)
Ceará (F): 4/12
No primeiro turno, o Ceará fez uma partida duríssima em Itaquera, empatando o jogo com um golaço olímpico, ao final. Dependendo da necessidade do Ceará, esta partida poderá ser de vida ou morte para o Corinthians.
(É FAVORITO)
Fluminense (C): 8/12
O Brasileirão chegará ao fim para o Corinthians diante de um Fluminense ainda no desespero, ou já rebaixado. Não parece haver outra hipótese no momento. De qualquer maneira, o Corinthians é favorito em casa.
PLACAR GERAL
- É FAVORITO: 3
- EM ALERTA: 3
- JOGO DURO: 2