Com a possibilidade de o Inter demitir Odair Hellmann nesta quinta-feira (10), o clube pode ir ao mercado em busca de um treinador para o restante do ano de 2019 e para projetar a temporada de 2020. A escolha por um novo comandante caberia ao presidente do clube, Marcelo Medeiros, em parceria com o departamento de futebol.
Medeiros, primeiro como vice-presidente de futebol em 2014 e depois como presidente do clube nos últimos três anos, já participou ativamente da contratação de quatro técnicos: Abel Braga, Antônio Carlos Zago, Guto Ferreira e Odair Hellmann.
O primeiro, talvez, seja o que mais fuja do perfil e do padrão de treinadores contratados pelo presidente. Abel Braga, em 2014, já era um técnico consagrado no futebol brasileiro, com bagagem e títulos conquistados. Abel também ficou conhecido por ter um bom controle de vestiário, tendo uma relação próxima com os jogadores.
Como presidente, já após a queda para a Série B do Brasileirão, Marcelo Medeiros anunciou Antônio Carlos Zago como novo treinador do clube. Antes de escolher o técnico, o vice-presidente de futebol, Roberto Melo disse que o nome escolhido seria de alguém que possuísse uma metodologia moderna. Zago se encaixava neste perfil. Um treinador jovem, que prezava pelo estudo. Antes de assumir o Inter, vinha de boa campanha à frente do Juventude.
Depois da demissão de Zago, após a derrota para o Paysandu na terceira rodada da Série B, o Inter foi atrás de Guto Ferreira. Ele retornava ao Inter depois de 15 anos e, neste período, havia conquistado dois acessos para a Série A do Brasileirão e possuía bons trabalhos em clubes como o Bahia e a Chapecoense. Guto é considerado também um treinador estudioso.
Ainda em 2017, Guto não resistiu ao quarto jogo sem vencer e deu lugar, interinamente, a Odair Hellmann. Medeiros e Melo efetivaram Odair após o término da Série B e a conquista da vaga para o Brasileirão de 2018. Ele se encaixava no desejo inicial da direção de contar com um técnico que tivesse afeição ao estudo e possuísse uma metodologia moderna, prezando pelo diálogo. Odair também foi um treinador com bom fluxo dentro do vestiário colorado.