Antes mesmo da bola rolar para Inter e Cruzeiro, o Beira-Rio já vivia um ambiente de jogo. Isso porque muitos dos colorados que foram ao estádio para empurrar o seu time rumo à decisão da Copa do Brasil estavam de olho na outra semifinal, em Curitiba. Não só porque de lá poderá sair o possível adversário, mas também para "secar" o Grêmio.
No momento em que Nikão abriu o placar para o Athletico-PR, por exemplo, muitos colorados se aglomeravam nas proximidades do portão 8, à espera do ônibus que trazia os jogadores do Inter para a partida de logo mais. Como não podia deixar de ser, alguns comemoraram o lance ocorrido em Curitiba, enquanto ouviam a partida pelo radio.
— Uh, é o Nikão! Uh, é o Nikão! — gritavam cerca de 10 colorados.
Feita a recepção ao ônibus, os torcedores começaram a circular. Enquanto uns buscavam seus lugares nas cadeiras, outros se dirigiram aos bares em frente ao Beira-Rio. Em um deles, inúmeros colorados se colocavam em frente à porta de vidro para assistir de longe, em uma das televisões, à vitória paranaense.
Quando Marco Ruben marcou o segundo, era como se o Inter tivesse balançado as redes.
— Ganhar do Grêmio na final teria um gosto melhor, mas não vale o risco. Vai ser difícil contra o Athletico-PR lá naquele estádio deles também (Arena da Baixada), mas eu quero o Athletico — disse Bruno Guimarães, que veio de Gravataí para assistir ao jogo do Inter.
Na expulsão de Kannemann, uns mais desavisados corriam para espiar o que ocorria na televisão.
— Foi o terceiro? — perguntou uma menina, que não deixou de vibrar ao ser avisada que, em vez de um gol do Athletico, o Grêmio estava com um atleta a menos em campo.
Com o apito final e a disputa por pênaltis, o número de torcedores em frente ao bar triplicou. Mas, após minutos de tensão, a galera explodiu ao ver o pênalti perdido por Pepê, que decretou a eliminação gremista.
— Maior emoção da minha vida vir aqui para ver o Inter classificar para a final e ver eles (Grêmio) caírem fora — comemorava João Domingos Taietti, natural do pequeno município de Fortaleza dos Vales.