Com os ingressos esgotados, o Inter espera um público de 50 mil pessoas no Beira-Rio para a final da Copa do Brasil diante do Athletico-PR, às 21h30min desta quarta-feira (18). Outros milhares de torcedores acompanharão a decisão de fora do estádio, mas, diferente do que ocorreu em outras disputas de título, não há nem um evento programado para colorados assistirem ao jogo nas ruas de Porto Alegre.
Palco da comemoração das grandes conquistas da dupla Gre-Nal, a Avenida Goethe tem a tradição de receber telões em dias de jogos importantes. Nos últimos anos, em 2016 e 2017, torcedores do Grêmio se reuniram ali para acompanhar as finais da Copa do Brasil e da Libertadores. Em 2016, a iniciativa partiu do próprio clube, enquanto no ano seguinte as ações foram em uma parceria que reuniu uma associação de food trucks, uma cervejaria e uma organizadora de eventos. Sem o lucro esperado, eles acabaram abrindo mão de repetir o evento no mês seguinte, quando o Tricolor disputou a final do Mundial de Clubes contra o Real Madrid.
O Inter não programou nenhum evento para os torcedores que não poderão ir ao Beira-Rio. A prefeitura da Capital informa ainda que não recebeu de outras entidades nenhuma solicitação para a realização de eventos na Goethe para a final da Copa do Brasil.
Ainda que não haja nada programado, as autoridades de segurança estão preparadas para a possibilidade de aglomeração na Goethe, o que deverá ocorrer em caso de título colorado. A Brigada Militar informa que tem policiais prontos para acompanhar o evento, mas, por questões estratégicas, não revela o número do efetivo disponível. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) também informa que irá fazer bloqueios, se necessários, em locais da cidade que receberem festa de torcedores.
O Inter enfrenta o Athletico-PR nesta quarta-feira precisando reverter o confronto após a derrota de 1 a 0 na Arena da Baixada. Para ficar com o título no tempo normal, o Colorado precisa vencer por, pelo menos, dois gols de diferença. Uma vitória por um gol leva a decisão para os pênaltis. O time paranaense necessita de apenas um empate para levantar a taça.