Se o Inter conseguir reverter a derrota sofrida para o Athletico-PR, Odair Hellmann estará na história do clube. Mas, além de entrar para o rol de técnicos vitoriosos, poderá se destacar mais do que todos os outros em um quesito: a idade.
Nascido em janeiro de 1977, o atual comandante se tornará o mais jovem profissional a conquistar um título nacional no Beira-Rio, caso a Copa do Brasil fique em mãos coloradas — aos 42 anos e sete meses.
Rubens Minelli
Contratado pelo Inter em 1974, Rubens Minelli viveu sua redenção ao conduzir o clube ao título do Brasileirão de 1975. Na ocasião, ergueu a taça cinco dias antes de completar 46 anos de idade. No ano seguinte, quando o time conquistou o bicampeonato, claro, estava um ano mais velho —prestes a completar 47.
Por outro lado, Minelli já havia sido campeão nacional antes de Odair. Aos 40 anos e 11 meses, levou o Palmeiras à taça do Robertão de 1969 (equivalente ao Campeonato Brasileiro).
Ênio Andrade
Quando encerrou a carreira, Ênio Andrade ostentava três títulos do Brasileirão (1979, 1981 e 1985). No primeiro deles, à frente do Inter, veio quando estava prestes a completar 51 anos de idade.
Nascido em janeiro de 1977, o atual comandante se tornará o mais jovem profissional a conquistar um título nacional no Beira-Rio caso a ortivo de Bento Gonçalves e Grêmio, já tinha sido campeão pernambucano duas vezes: em 1976, pelo Santa Cruz, e em 1977, pelo Sport — tinha 48 e 49 anos, respectivamente.
Antônio Lopes
A Copa do Brasil de 1992 foi o primeiro título nacional conquistado por Antônio Lopes. Quando ganhou o torneio pelo Inter, o "delegado" tinha pouco mais de 51 anos.
Porém, já havia sido campeão estadual pelo Vasco 10 anos antes. Além disso, tinha um currículo mais extenso, tendo até mesmo passagens por clubes do Kuwait, Emirados Árabes Unidos e Portugal.
Outros treinadores
Se o levantamento for mais abrangente, considerando todos os títulos grandes conquistados pelo Inter, Odair só é superado por Alexandre Gallo que, na Recopa Sul-Americana de 2007, tinha recém completado 40 anos. Atrás dele, vem Tite. O atual treinador da Seleção Brasileira conquistou a Copa Sul-Americana de 2008 quando tinha 47 anos e sete meses. Dorival Júnior, que assumiu o time em meio à Recopa Sul-Americana de 2011, estava com 49 anos e 4 meses quando o Inter bateu o Independiente.
Curiosamente, os dois campeões da Libertadores estão entre os mais velhos. Em 2006, Abel Braga tinha 53 anos e 11 meses. Já Celso Roth, em 2010, tinha 52 anos e nove meses de idade.