Em uma noite de emoção, o Flamengo se classificou para enfrentar o Inter nas quartas da Libertadores. Na noite desta quarta-feira, quase 68 mil torcedores foram ao Maracanã acompanhar o jogo de volta das oitavas, depois de uma derrota por 2 a 0, na ida. No tempo normal, o Fla devolveu o placar, levando a decisão para os pênaltis. Nas penalidades, vitória por 4 a 2 dos comandados de Jorge Jesus, com Diego Alves salvando ao defender um pênalti.
Com o resultado, o Flamengo pegará o Inter nas quartas de final, com as datas das partidas de ida e volta ainda a serem confirmadas. Pelo Brasileirão, o time carioca volta a campo no fim de semana — domingo, às 16h, visita o Bahia.
Diferentemente do jogo de ida, quando foi derrotado por 2 a 0 e errou muito na formação do Flamengo, Jorge Jesus não inventou nesta volta. O técnico, com isto, fez o time carioca ter poder defensivo e ofensivo, pressionando desde o minuto inicial para tirar a vantagem acumulada do Emelec. E não demorou muito para abrir o placar. Aos sete, Rafinha foi derrubado por Bagüi na grande área, pênalti corretamente marcado. Dois minutos depois, Gabigol cobrou e converteu: 1 a 0.
Artilheiro nato, oportunista, Gabigol carrega por onde passa o cheiro de gol. Embalado, aproveitou recuperação de bola de Bruno Henrique após erro da defesa de Emelec, recebeu na velocidade e estufou as redes do goleiro Dreer, 2 a 0 para o Flamengo - o 22º gol de Gabigol defendendo o time da Gávea. Em 18 minutos de jogo, os comandados de Jorge Jesus recuperariam a péssima atuação do jogo de ida, deixando tudo igual no agregado. E foi assim que o duelo foi para o intervalo.
Na volta do intervalo, o Emelec trabalhou mais a defesa, fechando espaços, segurando a força ofensiva do Flamengo. Tudo bem que a criação do Rubro-Negro, no segundo tempo, não foi lá essas coisas, com as poucas oportunidades ocorrendo com Thuler, aos 15 minutos, livre, Bruno Henrique, aos 38, e Arrascaeta, aos 51. Mas ficou na vitória por 2 a 0 do Flamengo no tempo normal. Como o resultado do jogo de ida foi repetido, a decisão do classificado às quartas sairia nos pênaltis.
Os mais de 67 mil torcedores que foram ao Maracanã acompanhar este jogo decisivo ficaram apreensivos para a decisão da vaga nas penalidades. E quem ficou com a vaga foi o Flamengo, vencendo os pênaltis por 4 a 2. Pelo lado do Rubro-Negro, Arrascaeta, Bruno Henrique, Renê e Rafinha converteram. No lado do Emelec, Bryan Angulo e Cortez converteram - Dixon Arroyo parou no goleiro Diego Alves e Queiróz acertou o travessão. Assim, comemorou a torcida do Flamengo, garantida nas quartas da Libertadores.