O jogo desta quarta-feira (10) contra o Palmeiras marca a retomada definitiva da titularidade da lateral-esquerda colorada por Uendel. Contratado pelo Inter em 2017 para ser o principal jogador da posição, o ex-jogador do Corinthians chegou a ser utilizado no meio-campo, sofreu com lesões, teve oscilações no rendimento e acabou ficando na reserva do jovem Iago, vendido recentemente para o futebol alemão.
A negociação devolveu o camisa 6 ao time titular, primeiro provisoriamente, enquanto o colega estava na seleção sub-23, e agora de maneira mais permanente, ainda que para o setor tenha sido contratado Natanael.
Uendel na temporada passada jogou pouco, mas apresentou bons números, como a invencibilidade nas sete partidas disputadas pelo Brasileirão, onde marcou muito o lance em que cruzou para Edenílson marcar o gol da vitória no clássico Gre-Nal no Beira-Rio.
Outro destaque no desempenho do lateral foi o índice de passes certos, superando os 80%. Em 2019, Uendel atuou em 12 jogos, com nove vitórias e três derrotas. Nos fundamentos, possui um índice de um terço de cruzamentos certos, o que é considerado bom pela comissão técnica e excelente participação nos desarmes, uma de suas características.
Odair Hellmann já confirmou que, mesmo com a saída de Iago, não pretende usar Zeca na posição que o levou para a Seleção Olímpica em 2016. Isto reforça a confiança em Uendel que, aos 30 anos, tem uma nova oportunidade de ser absoluto na lateral-esquerda colorada. O jogador se mostra gratificado pelo reconhecimento do esforço nos treinamentos, especialmente enquanto foi reserva.
— É sempre importante manter um bom desempenho quando o grupo precisa de você — afirma o jogador
Para o jogo contra o Palmeiras, Uendel é o único lateral-esquerdo da delegação, uma vez que Natanael ainda não tem condições físicas. Ele terá a responsabilidade de conter as jogadas do lado direito do Palmeiras com Zé Rafael, além de cuidar dos avanços de Marcos Rocha, algo que preocupa Odair Hellmann. Para isto, Patrick está orientado a ajudar muito na marcação.