Desde 2018, a presença de Edenilson no meio-campo do Inter é imprescindível para o bom rendimento da equipe de Odair Hellmann. Com o volante em campo, o aproveitamento colorado comprova a importância do atleta, que chega a ser considerado por muitos insubstituível. Nesta temporada, nas 24 partidas em que o jogador esteve em campo, o Colorado teve um aproveitamento de 73,6%. São 16 vitórias, cinco empates e três derrotas.
Sem Edenilson em campo, o aproveitamento do Inter cai quase 20%. São oito jogos até o momento em que a equipe de Odair Hellmann não contou com o volante. Foram quatro vitórias (todas no Gauchão), um empate (na Libertadores) e três derrotas (duas no Estadual e uma no Brasileirão), um aproveitamento de 54,1%.
Em sua entrevista coletiva após a vitória sobre o Avaí, Odair Hellmann elogiou o meio-campista e comentou como está trabalhando a participação do atleta defensivamente e ofensivamente, aproveitando as qualidades dos jogador.
— O Edenilson tem boa dinâmica, velocidade e técnica. Ele faz parte da composição de marcação da equipe coletivamente. Fez um belíssimo gol em um contra-ataque coletivo muito bem feito. Estamos trabalhando com ele e com o Nonato, buscando a entrada dos jogadores na área e as finalizações de fora da área. Que bom que ele está encaixando essas movimentações e também fazendo gols — comentou o treinador.
Além dos três gols marcados e das duas assistências concedidas nesta temporada, Edenilson tem 22 desames e um aproveitamento de 91,7 de acerto nos passes.
Jogos sem Edenilson:
- Campeonato Gaúcho: São Luiz 0 x 1 Inter
- Campeonato Gaúcho: São José 2 x 0 Inter
- Campeonato Gaúcho: Avenida 0 x 1 Inter
- Campeonato Gaúcho: Inter 2 x 0 Aimoré
- Campeonato Gaúcho: Grêmio 1 x 0 Inter
- Campeonato Gaúcho: Inter 2 x 0 Caxias
- Campeonato Brasileiro: Chapecoense 2 x 0 Inter
- Libertadores: River Plate 2 x 2 Inter