Na sua despedida antes de embarcar para a Copa América, Paolo Guerrero mais uma vez decidiu para o Inter. Após um mau primeiro tempo, o time recuperou-se na segunda etapa e derrotou o Avaí por 2 a 0 neste domingo (2), no Beira-Rio. O peruano marcou o gol que deu tranquilidade à equipe em um jogo de muitas dificuldades. Edenilson completou o placar. Com o resultado, os colorados permanecem com 100% de aproveitamento em casa no Campeonato Brasileiro e alcançam a quinta posição, retornando à zona de classificação à Libertadores.
Agora, o desafio do técnico Odair Hellmann será organizar a equipe sem Guerrero nas duas rodadas restantes, antes do recesso no Brasileirão, contra Vasco e Bahia. Com incríveis nove gols marcados em 13 jogos, o centroavante da seleção peruana vem sendo decisivo em todas as últimas vitórias coloradas.
— O Guerrero faria falta em qualquer time do mundo, mas nós temos um elenco muito forte. Temos outros jogadores de alto nível que podem entrar e dar conta do recado — disse o meia Nonato.
Odair, inclusive, já confirmou o substituto do peruano. Será Rafael Sobis. O treinador fez diversos elogios ao atacante, mas ressaltou que as suas características são diferentes das de Guerrero. Por isso, o time do Inter terá que passar por algumas mudanças na forma de atacar.
— O Sobis tem imposição e busca o confronto na bola disputada, mas essa não é a característica dele. Então, teremos que diminuir esse número de bolas (alçadas) e trabalhar mais a bola no chão. O Sobis sai mais para jogar e também circula nas costas dos volantes. Com ele fazendo essa movimentação, outros jogadores precisarão pisar na área, porque senão faltarão jogadores ali para definir — explicou o treinador.
Sem poder contar com os gols de Guerrero, uma das prioridades de Odair será fazer Nico López voltar a desencantar. Vice-artilheiro do Inter na temporada, com seis gols, o atacante não balança as redes há 13 jogos. O último gol marcado pelo uruguaio foi no empate por 2 a 2 com o River Plate, no Beira-Rio, no dia 3 de abril.
— O Nico está atuando no mesmo posicionamento de antes. As oportunidades estão surgindo. O que está acontecendo é que a bola não está entrando. E quando um atacante passa por um momento sem fazer gols, existe uma cobrança. Talvez isso gere uma intranquilidade maior. Mas a bola vai voltar a entrar. Caberá a mim passar confiança para ele voltar a fazer gol — finalizou Odair.
Além de suprir a ausência de Guerrero, o Inter terá outro desafio nesta semana: vencer a primeira partida fora de casa no Campeonato Brasileiro. Conquistar os três pontos contra o Vasco, na próxima sexta, em São Januário, é considerado uma prioridade.
— A vitória fora de casa está bem próxima. Nós temos feito boas partidas fora. Foi assim na derrota contra o Palmeiras, no empate contra o River Plate e no empate contra o Santos. Para alcançar o nosso objetivo, que é conquistar o Brasileirão, nós precisamos vencer fora. Está na hora de isso acontecer, e acho que estamos apresentando desempenho para isso — avaliou o vice de futebol Roberto Melo.
A meta colorada é somar seis pontos contra Vasco e Bahia para hibernar no G-4 durante a parada para a Copa América. E seguir na perseguição ao líder Palmeiras.