A vitória do Inter sobre o Bahia colocou o time de Odair Hellmann de volta entre os primeiros colocados do Brasileirão. Ingressará no recesso da Copa América em condições de se manter na ponta. A tarefa não será fácil, uma vez que a retomada do calendário colorado será com jogos difíceis e com diferença de três a quatro dias entre eles. Para isto, o elenco será essencial, afinal, somente rodando todo o grupo a equipe terá condições de encarar em alta competitividade a maratona que se avizinha. Um dos reforços é o goleiro Danilo Fernandes.
Recuperado de uma cirurgia feita para reparar o tendão do ombro direito, ainda em agosto do ano passado, Danilo voltou a figurar no banco de reservas outra vez a partir da recente vitória sobre o Flamengo, em 1º de maio. Já são 10 jogos na reserva de Marcelo Lomba, aguardando a oportunidade. Agora, com totais condições de jogo, o camisa 1 será inscrito na Libertadores, substituindo a Keiller, e poderá disputar a partir da intertemporada em Atibaia-SP, a vaga de goleiro titular.
Além de Danilo Fernandes, que não começa uma partida há 320 dias, o Inter ainda poderá ter pelo menos mais três reforços para o segundo semestre: o retorno de Charles Aránguiz (que já tem conversas adiantadas com o clube, mas que é um jogador caro para ser adquirido ao Bayer Leverkusen), o meia-atacante Marcos Guilherme (ex-Athletico-PR e São Paulo, atualmente no Al-Wehda, da Arábia Saudita) e, possivelmente, um novo lateral, uma vez que Iago está em vias de ser vendido para o futebol europeu (Porto e Wolfsburg, clube que já conta com o lateral-direito William, ex-Inter).
Mas haverá partidas também. Tréllez e Wellington Silva são nomes cotados para deixar o clube a partir desse recesso. Na quinta-feira (13), o empresário de Jonatan Alvez confirmou que o uruguaio não joga mais pelo clube. Para as quartas de final da Libertadores, quando enfrentará o Nacional-URU nos dias 24 e 31 de julho, o Inter poderá realizar até cinco alterações na lista original de 30 jogadores inscritos no torneio.
— Estamos conversando e estamos atentos — disse Odair Hellmann, questionado sobre reforços para o segundo semestre. — Temos um grupo qualificado, em condições de fazer um grande enfrentamento contra o Palmeiras. A situação do Inter é de dificuldade financeira, não é fácil — acrescentou o treinador colorado.
E todo o reforço possível será bem-vindo ao grupo de Odair. Assim que a campanha recomeçar, o Inter terá uma sequência dura a cumprir. Serão oito jogos num prazo de apenas 24 dias.
De cara, ao voltar da intertemporada, no dia 10 de julho, os colorados terão pela frente nada menos do que o Palmeiras, no Allianz Parque, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Três dias depois, o Inter vai a Curitiba enfrentar o Athletico-PR. Certamente com o time reserva ou misto, porque, quatro dias depois, já receberá de volta o Palmeiras para a decisão da vaga na Copa do Brasil.
Depois de jogar mais uma vez contra Felipão, o Inter terá pela frente o Gre-Nal do Brasileirão. No clássico do Beira-Rio é provável que ambos os clubes joguem com diversos suplentes – pois os dois terão decisões se avizinhando pela Libertadores. Quatro dias após o clássico, o Inter irá a Montevidéu para abrir o mata-mata das oitavas da Libertadores diante do Nacional.
A maratona prosseguirá apenas três dias depois, com o Colorado retornando ao Brasileirão, quando receberá o Ceará. Quatro dias mais tarde, o Inter enfrentará o Nacional no Beira-Rio, na decisão de quem avançará às quartas da Libertadores. Quatro dias depois, já em agosto, terá pela frente uma vez mais o Brasileirão, no Rio, contra o Fluminense. E, caso a equipe avance nas copas, o calendário seguirá apertado por mais algumas semanas.
De certo mesmo, é que poucas vezes o elenco colorado será tão exigido em 2019 como na retomada do calendário, a partir de 10 de julho.
Oito jogos em 24 dias
- 10/7 - Palmeiras x Inter (Copa do Brasil)
- 13/7 - Athletico x Inter (Brasileirão)
- 17/7 - Inter x Palmeiras (Copa do Brasil)
- 20/7 - Inter x Grêmio (Brasileirão)
- 24/7 - Nacional-URU x Inter (Libertadores)
- 27/7 - Inter x Ceará (Brasileirão)
31/7 - Inter x Nacional (Libertadores)
3/8 - Fluminense x Inter (Brasileirão)
De partida? A situação de cada um
Jonatan Alvez
Cedido pelo Junior Barranquilla-COL ao Inter até 30 de junho, não joga mais pelo clube. Poderá voltar para o Barcelona-EQU ou ser emprestado ao Peñarol-URU.
Iago
É a bola da vez da direção para fazer algum caixa com vendas. A tendência é que faça dupla com o ex-lateral-direito colorado William, no Wolfsburg-ALE. O Porto-POR, porém, também tem interesse.
Santiago Tréllez
A mais decepcionante contratação do Inter no ano. Está emprestado pelo São Paulo até 31 de dezembro, mas deverá ser repassado para outro clube.
Wellington Silva
Foi cedido pelo Fluminense até o meio de 2020, quando o seu contrato com o clube carioca chegará ao fim, ele ficará livre. Mas não será surpresa se o Inter desistir do atacante antes disto, uma vez que Wellington pouco entregou até aqui.