O Inter conhecerá o seu adversário das oitavas de final da Libertadores na noite desta segunda (13), no Paraguai. Os colorados aguardam um adversário oriundo do pote 2, que tem Grêmio, Athletico-PR, San Lorenzo, Godoy Cruz, River Plate, Nacional-URU e Emelec. Destes, os gaúchos já enfrentaram quatro na história do torneio e contam com um retrospecto positivo.
O adversário mais comum na Libertadores dentre estes é o Emelec. Os equatorianos se encontraram com os gaúchos em quatro edições: 2006, 2007, 2010 e 2015. Em oito jogos, são cinco vitórias do Inter e três empates, com 14 gols marcados e seis sofridos.
O River Plate só esteve na mira vermelha na atual edição. Em duas partidas disputadas, foram dois empates em 2 a 2. Em ambos, o Inter saiu vencendo e acabou cedendo o empate aos Millonarios.
A LDU atravessou o caminho do Inter apenas em uma Libertadores. Em 2006, quando o time comandado por Abel Braga foi campeão. No jogo de ida, derrota a altitude do Equador. Depois da parada para a Copa do Mundo daquele ano, vitória por 2 a 0 para o Beira-Rio e classificação para a semifinal.
O único dos possíveis adversários a já eliminar o time hoje comandado por Odair Hellmann na maior competição da América do Sul foi o Nacional-URU. Os uruguaios superaram um elenco que tinha Mauro Galvão, Batista, Mário Sérgio e Falcão naquele ano. No entanto, em outras duas edições, os gaúchos se vingaram: vitória na fase de grupos e nas oitavas de final rumo ao título daquele ano. Em seis confrontos, são duas vitórias, três empates e uma derrota, com cinco gols marcados e dois sofridos.