A crise e a ansiedade tomaram conta do Alianza Lima, adversário do Inter nesta quarta-feira (24), pela Libertadores. Após empatar por 2 a 2 com o El Pirata, no último sabado (20), o time do técnico Miguel Ángel Russo chegou a nove jogos sem vitória. Ainda assim, o treinador está respaldado pela direção. No entanto, o desafio será superar o mau momento justamente na partida contra os colorados.
— O time vive uma crise. Não ganhar há nove jogos gera um mar de questionamentos. Mas a direção está dando respaldo a Russo. Entendo que ele é um técnico experiente e que a culpa não é necessariamente dele — avalia José Luis Saldaña, repórter do jornal El Comercio, de Lima.
A ansiedade também vem sendo um problema do Alianza Lima. Segundo avaliação da imprensa peruana, a aflição pelo retrospecto negativo atrapalha os jogadores.
— O Alianza Lima está passando por um momento ruim, mas a culpa não é do treinador. Há jogadores que estão cometendo muitos erros. Eles estão com muita ansiedade de ganhar e isso faz com que eles errem mais — pondera o jornalista Jean Pierre Maraví, do jornal El Bocón, também do Peru.
O cronista cita o volante Wilder Cartagena e os meias Kevin Quevedo e José Miguel Manzaneda como os principais destaques do Alianza Lima.
— Manzaneda é um extremo pela esquerda que é atrevido, tem bom drible, faz gols e é quem cobra os escanteios e as faltas. Cartagena tem uma marcação agressiva e costuma ir ao ataque. Já Quevedo tem velocidade, é hábil no mano mano e joga no lado direito. O time todo é rápido pelas pontas — completa Maraví.
Já o jornalista Franz Tamayo, do site En el medio 10, aponta erros no planejamento da direção do Alianza Lima que custaram caro na Libertadores. A equipe peruana já não tem mais chances de classificação para as oitavas de final e luta apenas para chegar à terceira colocação e obter vaga na Copa Sul-Americana.
— A direção se equivocou ao montar o grupo antes de definir o técnico. Era óbvio que (o treinador anterior) Pablo Bengoechea não iria continuar. O Alianza Lima praticamente montou o plantel e depois trouxe o técnico. Aí o argentino Miguel Angel Russo chegou a um país novo para ele e com jogadores que ele não conhecia — opina.
Alianza Lima e Inter enfrentam-se nesta quarta-feira (24), às 21h30min, no Estádio Nacional de Lima.