Para o atual elenco do Inter, o jogo desta quarta-feira (13), contra o Alianza Lima, representará a estreia em casa pela fase de grupos da Libertadores. Para o Beira-Rio, será o reencontro com o torneio continental. O retrospecto colorado como mandante é muito positivo. Ao todo, são 55 jogos, com 40 vitórias, nove empates e apenas seis derrotas. Desde a última apresentação em Porto Alegre, já se vão três anos, sete meses e 29 dias. De todos os jogadores que estiveram em campo naquela noite, três poderão pisar no gramado outra vez: Rodrigo Dourado, D'Alessandro e Rafael Sobis — este último defendia o time mexicano.
No dia 15 de julho de 2015, mais de 40 mil torcedores acompanharam a vitória do Inter sobre o Tigres, do México, pelo jogo de ida da semifinal. Comandada pelo uruguaio Diego Aguirre, a equipe imprimiu uma pressão enorme nos minutos iniciais, como era de costume, e abriu vantagem de 2 a 0. O primeiro gol saiu aos cinco minutos, com D'Alessandro chutando da entrada da área. Antes dos 10, Valdívia marcou o segundo em chute de longe, que contou com desvio na marcação para encobrir o goleiro argentino Guzmán.
O jogo, que parecia se desenhar para uma goleada, esmoreceu. O time colorado recuou e os mexicanos descontaram em cabeçada do zagueiro Ayala aos 23 do primeiro tempo. O detalhe é que o cruzamento para este gol veio de Rafael Sobis, que defendia o Tigres na época. O atacante, que retornou ao Inter neste início de ano, foi alvo de vaias quando foi substituído ao final do jogo.
— Estou bastante triste. Na verdade, estou sendo bombardeado. Estão me mandando para tudo que é lugar. Estão me rogando praga. Mas nada vai tirar minha felicidade. Fico triste por parte das pessoas que não conseguem separar as coisas — disse Sobis, dias depois, em entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha.
Sobis ainda perderia um pênalti, defendido por Alisson, no jogo de volta, no México. Porém, com uma derrota por 3 a 1, o Inter acabaria eliminado da competição. Enfim, com o ídolo de volta à casa, a história poderá ser reescrita a partir desta quarta-feira.