É bem verdade que o Inter está em meio à fase decisiva do Campeonato Gaúcho, porém, a ilusão da torcida está na Libertadores. Após a histórica arrancada com 100% de aproveitamento nas duas primeiras partidas do torneio, os colorados podem encaminhar virtualmente a vaga às oitavas de final da competição caso vençam o River Plate na próxima quarta-feira (3), no Beira-Rio.
Para isto, o Inter teria de contar ainda com um bem provável empate entre Palestino e Alianza Lima, na véspera do jogo de Porto Alegre. Ganhando do atual campeão, o time de Odair Hellmann iria a nove pontos, se manteria como ponteiro isolado do Grupo A, além de ser o favorito à primeira colocação.
Com todos os ingressos vendidos para que os colorados recebam a equipe argentina – que ganhará uma estátua no Monumental de Núñez, devido aos históricos serviços prestados ao clube –, o Beira-Rio terá pelo menos 43 mil torcedores empurrando a equipe. Aos argentinos, foram destinados 2 mil bilhetes, mesmo número de entradas dadas aos colorados para o jogo em Buenos Aires.
Inter e River não jogam pela Libertadores desde o último dia 13. Nestas duas semanas, os argentinos perderam um de seus heróis da última Libertadores, o meia-atacante colombiano Juan Fernando Quintero. Quatro dias depois de empatar em casa com o Palestino, o River goleou o Independiente por 3 a 0, pelo Campeonato Argentino, mas perdeu Quintero, que rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo, e ficará fora de ação pelo menos até setembro.
Além de Quintero, as demais baixas sérias do time de Gallardo são o lateral-esquerdo Milton Casco (fratura na clavícula, ao final de fevereiro, com previsão de retorno para maio), o atacante Exequiel Palácios (fratura de tíbia, com projeção de volta ao futebol em fins de abril) e o ex-colorado Nacho Scocco (lesão muscular na coxa direita, pela terceira vez, num prazo de quatro meses). O volante Enzo Pérez e o meia-atacante Nacho Fernández se recuperam de pequenas contusões e deverão enfrentar o Talleres, neste sábado (30), em Córdoba.
Apesar dos desfalques, o River só disputou uma partida desde do empate com os chilenos – que o deixou na vice-liderança da chave, com apenas dois pontos: justamente a goleada sobre o Independiente, no dia 17. Depois, o Campeonato Argentino fez uma pausa devido às convocações das seleções sul-americanas para amistosos.
— Gallardo tem muitos problemas para o fim de semana, e ainda poupará jogadores pensando no Inter. Apesar de necessitar vencer o Talleres para se garantir na próxima Libertadores, o River poderá ter um time misto em campo, antes de viajar para Porto Alegre — disse Lucas Ajúria, setorista de River Plate na Rádio Zónica, de Buenos Aires.
Se o River perdeu peças importantes, o Inter não ficou muito atrás. Somente na semana passada, William Pottker e D'Alessandro ficaram fora de ação. O atacante, inclusive, não terá condições de enfrentar o River, devido a uma lesão muscular na coxa esquerda. D'Alessandro, com um edema na coxa esquerda, segue como dúvida para o clássico em vermelho e branco, contra o seu clube de formação. Devido ao temor de perder mais um titular, o técnico Odair Hellmann optou pelo revezamentos de titulares desde o Gre-Nal. Já são quatro jogos do Inter rodando o elenco para começar as partidas: um contra o Grêmio, três diante do Novo Hamburgo.