Um dos protagonistas do bicampeonato sul-americano da categoria sub-13 conquistado pelo Inter neste sábado (2), o goleiro Cássio Penafiel tem dois motivos para comemorar: as duas defesas na disputa por pênaltis contra o Independiente, da Argentina, na final da competição, foram feitas no dia do aniversário de 14 anos do jogador.
As imagens da comemoração de Cássio e seus companheiros tomaram conta da internet na tarde deste sábado por conta de um vídeo gravado por Fernanda Cristina Penafiel, mãe do goleiro, logo após a última defesa. Na gravação, Fernanda abraça o filho aos prantos, enquanto diz que aquele era o presente de aniversário de Cássio. De Luque, no Paraguai, onde foi realizado o campeonato, a mãe do goleiro falou com a reportagem por telefone.
– É uma emoção enorme. Eu, o pai e a irmã dele acompanhamos todos os jogos desde que ele decidiu ser goleiro, com cinco anos. Cada ano é uma evolução, e estar aqui, ver ele recebendo uma oportunidade dessas, é uma honra. Quando ele correu até mim para me dar um abraço foi espetacular. Família é isso, tem que ter união, tem que participar – comemora Fernanda.
Capitão da equipe, Cássio tem uma trajetória de cinco anos nas categorias de base do Inter. Antes, iniciou a – ainda breve – carreira no Cepe, de Canoas. Segundo a mãe, a escolha pelo Inter é fruto da paixão do goleiro pelo Colorado.
– Ele é líder por natureza. Um guri humilde, querido, humano. Ele começou em Canoas e, quando fez nove anos, fez testes no Grêmio e no Inter e passou nos dois. Tomou a decisão pelo Inter por ser colorado. A gente sabe que ele tem que galgar muito ainda, mas está num momento muito especial.
Cássio usou luva dada por Alisson para defender pênaltis
As defesas de Cássio na final tiveram ainda um tempero de superstição: como havia feito na semifinal, quando defendeu três cobranças e ajudou o Inter a ir para a decisão, o goleiro trocou de luvas antes da disputa de pênaltis. Com a carreira gerenciada pelo mesmo empresário de Alisson Becker, ex-goleiro do Inter, atualmente no Liverpool, Cássio ganhou um par de luvas do goleiro da Seleção recentemente.
– Na hora de pegar os pênaltis, ele pediu para os amigos buscarem as luvas, porque ele falou que ia defender com as luvas do Alisson. Não sei se é sorte, porque ele tem muita disciplina. É esforço e mérito dele – garante a mãe do herói colorado.