O desfecho da negociação pelo zagueiro Messias não foi exatamente como o Inter imaginava. Depois de recusar as duas ofertas apresentadas pela direção colorada, o América-MG repassou o jogador de 24 anos ao Rio Ave, de Portugal. O anúncio foi feito pelo próprio clube português por meio do site oficial e das redes sociais.
Em meio às tratativas, o defensor chegou a pedir para não jogar algumas rodadas do Campeonato Mineiro. A indefinição irritou o técnico Givanildo de Oliveira, que pedia uma definição por parte do atleta e de seu empresário.
A saída encontrada foi emprestá-lo à equipe de Portugal e, em troca, receber 200 mil euros (cerca de R$ 850 mil). O contrato vai até junho de 2020, com opção de compra e passe fixado. Caso os portugueses queiram adquirir os direitos econômicos do defensor ao final deste período, o vínculo será estendido por mais cinco temporadas e o clube mineiro ainda permanece com um percentual para uma venda futura.
A curiosidade é que ele não foi o único reforço anunciado pelo Rio Ave. No mesmo dia, os portugueses também comunicaram as contratações dos atacantes ganês Said e Carlos, ex-Atlético-MG e que defendeu o Inter em 2017, durante a Série B do Brasileirão.