Logo após o fim do Brasileirão, que terminou para o Inter com um empate em 1 a 1 com o Paraná, o técnico colorado, Odair Hellmann, declarou que encerra a temporada com a sensação de dever cumprido. O treinador, que está garantido no cargo para o ano que vem pelas duas chapas que disputam a eleição no dia 8 deste mês, exaltou a campanha do Inter no ano e garantiu que o time estará forte para a disputa da Copa Libertadores em 2019.
— O Inter vai entrar pesado como sempre entrou. Vamos fazer uma Libertadores muito forte. É uma competição com situações adversas, mas vamos nos preparar desde o primeiro dia. A construção será passo a passo e jogo a jogo, para que, quando comece a Libertadores, a equipe esteja forte — disse Odair, logo após o empate com o Paraná por 1 a 1, na última rodada.
O treinador lembrou de todas as dificuldades enfrentadas no início da temporada e elogiou o trabalho que conduziu o Inter ao terceiro lugar do Brasileirão.
— A sensação é de dever cumprido. De uma campanha muito boa no Brasileirão, consistente na terceira colocação. Nós brigamos pelo título até faltar três rodadas. No início, se tinha desconfiança por tudo que o Inter tinha vivido. Eu recebi a minha primeira oportunidade, havia expectativa baixa em relação a todo o ano. No início, foi mais difícil. Tínhamos disputas complicadas, acabamos perdendo porque estávamos em um estágio inicial no processo de reconstrução. O tempo foi passando e, com apoio da direção e com o comprometimento dos atletas, pudemos fazer uma campanha desse nível. O Inter é daqui para melhor. Agora vamos para uma próxima etapa, com o sentimento de dever cumprido, de atingir o segundo objetivo do campeonato, que era a Libertadores (na vaga) direta, já que o primeiro é sempre o título. Temos que sair daqui de cabeça erguida — completou.
Odair ainda explicou a oportunidade dada a Sarrafiore nos minutos finais do jogo contra o Paraná e projetou dar mais oportunidades a garotos oriundos da base no início de 2019.
— Conseguimos dar oportunidade para o Sarrafiore, para ele já sentir o que é o jogo e o que é o Inter, e para que ele se ambientasse mais. Sempre respeitando as eleições, vamos subir e dar oportunidades para alguns meninos. Eu sou um cara que oportunizo, ta aí a prova do Iago, que recebeu uma oportunidade e se afirmou dentro de campo. Independentemente da idade, é questão de buscar espaço e aproveitar. Serão dadas oportunidades aos meninos da base. Sempre é importante o fortalecimento do grupo — ressaltou o técnico.
Por fim, Odair deixou claro que o Inter deve iniciar a próxima temporada com um time de reservas e garotos, para aumentar o tamanho da pré-temporada do grupo principal.
— Vamos agregar valores ao grupo, em número e em qualidade. Sempre é importante para a qualidade e para as individualidades. Trabalhamos assim com esse tipo de método no dia a dia. Temos 15 ou 16 dias para iniciar a primeira partida. Montamos um planejamento para usar o grupo de forma que a gente possa fazer uma pré-temporada de 30 dias. O processo de pré-temporada é muito importante para a base de sustentação. Independentemente do time que entrar, vai entrar muito forte e vamos usar esse período, intercalando as equipes, usando o grupo e dando oportunidade para todos — finalizou Odair.