O Inter está praticamente fechado com o atacante Neílton e a torcida colorada não parece muito entusiasmada com a contratação. Não se trata de um jogador pra "fechar aeroporto" mas pode ser uma peça muito útil no modelo de jogo de Odair. A final das contas, Neílton serve ou não ao Inter?
Para melhor responder a esta pergunta, primeiro é preciso definir qual será o modelo de jogo do Inter em 2019. Manterá o jogo vertical, de transições rápidas e incisivo deste ano? Ou procurará um jogo mais associativo, de triangulações e construção de chances através da posse de bola? Estas questões não estão muito claras ainda.
Hoje, o elenco colorado se mantém praticamente o mesmo. O que leva a pensar que a manutenção do modelo de jogo seja inevitável. Não vemos uma movimentação mais intensa por parte da direção colorada no mercado em busca de jogadores com características diferentes.
E Neílton é um atleta que casa bem no jeito que o Inter jogou em 2018: gosta de acelerar com a bola, jogar no erro do adversário e receber a bola em disputas 1x1 em busca de vitórias pessoais. Características técnicas adequadas ao Colorado. Mas taticamente, será que casa no time?
JOGADOR MULTIFUNÇÃO
Neílton não é o centroavante típico e nem o segundo atacante tradicional, que corre pela banda lateral. É um jogador de mobilidade, que gosta de circular e ocupar espaços em direção ao gol. Vendo os mapas de calor dos seus últimos jogos no Brasileirão, é possível observa como ele variou de acordo ao adversário.
Mesmo entrando durante as partidas, Neílton correspondeu às necessidades táticas das partidas. O que mostra uma boa leitura dos contextos e o transforma em um jogador interessante. Seja mais pela esquerda (contra Sport), mais livre (contra AthleticoPR) ou pelo meio (contra Cruzeiro), Neílton é um atacante multifunção.
TERMINAL QUE JOGA PARA O TIME
Nos 50 jogos que entrou em campo em 2018, Neílton deu 62 passes-chave (assistências + passes de ruptura), uma média de 1.2 por jogo. Pegando apenas o Brasileirão, esse número sobe para 1.8 por jogo. Ou seja, é um atacante que se oferece para jogar pro time, participando de criação de chances e com passes de ruptura que levam a equipe ao ataque.
Em uma breve leitura nas suas médias no Brasileirão, vemos que nos últimos 10 jogos ele manteve uma regularidade nas atuações (gráfico das ações no jogo) e que tem um total de valor esperado de gol (xG) de 6.85, com 7 gols marcados. Isso significa que ele terminou marcando nas chances que teve, pois seu número de gols é bem próximo do de esperados (7 a 6.85).
Neílton pode jogar de extremo ou de interno, e pode também como segundo atacante e de centroavante, principalmente se tiver liberdade para se movimentar e gerar espaços. Seja em um 4-1-4-1, 4-3-3, 4-2-3-1 ou 4-4-2. Não se trata de um craque, mas é um jogador útil e que ao se adaptar com o grupo e as ideias de Odair pode render bastante ao Inter em 2019.
Os números e gráficos são fornecidos pela InStat.