No início do Campeonato Brasileiro, em abril, o então capitão colorado Andrés D'Alessandro deu uma declaração que chegou a causar polêmica entre os torcedores do Inter. Ele disse que não via o time como candidato ao título e elencava outros objetivos na campanha como se distanciar da ameaça de rebaixamento e buscar vagas em competições sul-americanas. Durante a disputa, o time experimentou uma notável recuperação, o argentino saiu do time por lesão e voltou num momento em que havia a disputa direta pelo primeiro lugar.
Na manhã desta quarta (28), o jogador concedeu entrevista coletiva e, ao fazer o balanço da temporada, considerou o ano altamente positiva. Ele recordou suas palavras há sete meses:
– Obviamente que tínhamos que ter uma cautela maior naquele início de campeonato. Naquela coletiva (em abril) eu externei o que pensava e o que achava que deveríamos fazer. A partir daquilo, tudo o que veio foi por merecimento, tudo foi lucro e merecidamente fechamos um ano muito bom.
Na análise do Brasileirão, D'Alessandro fez um histórico do desempenho colorado e não deixou de lembrar que esteve de fora num momento de evolução.
– Foi uma campanha muito boa. No decorrer do campeonato o time se encaixou, começou a crescer, jogar de uma maneira diferente e, antes que digam algo, eu não estava jogando naquele momento, machuquei e não estive naquela sequência. Desde a 11ª rodada, ficamos dentro do G-4. Não foi por nada que construímos esta campanha. Não foi por acaso que a construímos . Obviamente que a gente deve pensar maior para o ano que vem. É tudo passo a passo – acrescentou.
D'Alessandro não manifestou intenção de não jogar na despedida da temporada contra o Paraná, mas sua participação será definida a partir dos treinamentos desta quinta-feira (29).