Poucas coisas são mais divertidas para imprensa e torcedores do que projetar a remontagem de um time para um clássico. Pois Iago, ao receber cartão amarelo no campo de ataque, durante a vitória do Inter sobre o Flamengo, acabou punido pelo terceiro cartão e proporcionando esse mistério de Gre-Nal. Afinal, quem será o lateral-esquerdo do Inter no clássico?
O caso a favor de contra Uendel
Uma escolha que parece óbvia é a simples troca de Iago por Uendel. Contratado pelo Inter em 2017 para ser o lateral-esquerdo titular, ele foi o dono da posição durante boa parte do sofrido 2017 colorado. Acabou perdendo a posição justamente para Iago, promovido da base, e que mostrou um futebol consistente desde a promoção. Uendel, então, passou a ser utilizado como volante. Na atual temporada, porém, o lateral-volante jogou pouco. Muito pouco.
No total, Uendel disputou cinco partidas e apenas 279 minutos (média de 55,8 minutos por jogo). Não atua desde o emblemático 3 a 2 do Inter sobre o Vitória, em Salvador, quando foi o titular da lateral esquerda, e saiu no segundo tempo, trocado por Juan Alano.
Uendel não está em ritmo de competição. E isso pesa contra ele no momento em que Odair Hellmann necessita definir o seu melhor setor (o defensivo) para o clássico. Léo Moura e Ramiro são jogadores perigosos e costumam avançar com consistência por aquele lado da defesa. Ainda que Uendel tenha sido elogiado por Odair, ao final do clássico contra o Flamengo, ele não vai a campo pelo Inter desde 30 de maio. Cem dias atrás.
O caso a favor e contra Zeca
- Inicialmente vou aproveitá-lo como lateral-direito - disse Odair Hellmann, logo nos primeiros dias de Zeca como colorado.
Mas calhou que a primeira vez de Zeca como titular do Inter foi no Gre-Nal da Arena (0 a 0, no primeiro turno do Brasileirão). E como... volante. Zeca é um jogador da mais alta confiança do técnico do Inter, além de ser talhado para grandes clássicos. E, por isso, não chegaria a ser algo estarrecedor se ele aparecesse no Gre-Nal deste domingo no Beira-Rio como lateral-esquerdo.
Odair jamais o utilizou pela esquerda. Ao contrário de seu ex-clube, o Santos, que o escalava sempre pelo lado canhoto - com Victor Ferraz pela direita. Mas o Zeca colorado é um curinga. Foi assim em sua estreia e poderá ser assim uma vez mais para substituir Iago.
Zeca foi mal como marcador nas duas últimas partidas (empate com o Cruzeiro, vitória sobre o Flamengo). Durante a semana, se queixou de ainda não estar 100%, após nova lesão muscular. Parecia fazer um esforço extremo para focar na contenção. Foi substituído por Fabiano, no segundo tempo, para que o Inter se reforçasse na defesa e, assim, assegurasse o 2 a 1 sobre o Flamengo.
Caso Zeca seja eleito para a esquerda, enfrentará Moura e Ramiro, mas terá o apoio de Patrick e de Cuesta na marcação. É claro que o Inter perderia a sua força ofensiva pela direita - ganharia na frente. E Fabiano, muito mais hábil para desmanchar do que para criar, assumiria o seu lugar na lateral-direita. Aqui, porém, a questão é que Odair Hellmann precisaria mexer em duas posições, a fim de suprir a ausência de Iago.
O caso a favor e contra Fabiano
Fabiano foi a contratação mais subestimada da temporada. Chegou para o Inter da segunda suplência do Palmeiras, sem grande glamour, e com pouco status. Não se esperava muito de uma função que havia sofrido desde o começo do ano com o revezamento de Cláudio Winck, Dudu e Ruan como titulares - até Edenilson precisou ser escalado na lateral direita no Gauchão.
Também pouco ajudou para o encantamento de Fabiano junto ao torcedor o fato de ele ter estreado na goleada que o Inter levou por 3 a 0 para o Grêmio, na Arena. Entrou no lugar de Gabriel Dias. Mas, aos poucos, Fabiano foi se mostrando uma alternativa absolutamente confiável para o sistema de Odair.
Já soma 17 jogos pelo Inter, três deles são Gre-Nais, sempre como lateral pela direita. Jamais foi utilizado pelo lado esquerdo - o que seria uma surpresa no clássico. Estava no 0 a 0, quando Zeca foi volante. Teve bom desempenho no Gre-Nal 416 que virou o jogo para o Inter na temporada 2018.
Com Fabiano na lateral direita, o sistema defensivo estará reforçado. Porém, Fabiano nem de perto tem o virtuosismo de Zeca para apoiar, e o Inter precisaria ter um esforço extra de Edenilson, de Nico López e de William Pottker para atacar pelo lado destro, mas teria maior proteção na defesa.
As três cartas estão na mesa de Odair Hellmann para o Gre-Nal. A decisão do treinador colorada agora é: troca simples, Iago por Uendel; troca dupla, Fabiano na direita, com Zeca na esquerda; ou até mesmo Fabiano no lugar de Iago, com Zeca mantido em sua função.