Um surpreendente herói colorado surgiu aos 50 minutos do segundo tempo para dar ao Inter a liderança provisória do Brasileirão. Camilo, de falta, fez o gol da vitória do Inter sobre o Paraná, por 1 a 0, com o Beira-Rio para mais de 44 mil torcedores. Com o resultado, a equipe de Odair Hellmann assumiu a primeira colocação do Campeonato Brasileiro – uma derrota do São Paulo contra a Chapecoense, à noite, manterá o clube na primeira colocação.
Além disto, com a vitória, o Inter foi a 38 pontos, e transformou este primeiro turno na sua melhor campanha da Era dos pontos corridos do Brasileirão. Nessa quarta-feira, o Inter enfrentará o Bahia, na Fonte Nova. Jonatan Alvez, Nico López e Fabiano, todos suspensos, estão fora da primeira partida do returno.
Com Paolo Guerrero nos camarotes – o camisa 79 deverá estrear no próximo domingo, contra o Palmeiras, no Beira-Rio –, sol forte e estádio lotado, Inter e Paraná foi uma partida entre desiguais. O Inter mandou no jogo o tempo todo. Teve mais de 70% de posse de bola. Mas a retranca paranista impedia o gol de sair.
Até os 29 minutos do primeiro tempo, a equipe de Odair Hellmann já contava três boas chances de gol e um pênalti não marcado pelo árbitro paulista Leandro Bizzio Marinho. Antes disto, Jonatan Alvez, duas vezes, e Patrick, por pouco não marcaram. O goleiro Richard e a trave salvavam o lanterna do Campeonato Brasileiro.
Richard era uma atração à parte. Além de duas boas defesas, o goleiro do Paraná tratava de fazer cera e ganhar o maior tempo possível para levar o jogo em 0 a 0. De protelações para cobrar tiro de meta a simulações de lesões, ele por pouco não roubou o primeiro tempo.
Nada mais difícil para um Inter favorito do que enfrentar em casa a zebra da rodada. Aos 42 minutos, o primeiro chute do Paraná em gol teve uma defesa de Marcelo Lomba para a frente e um rebote mal aproveitado pelo ex-Inter Carlos. O segundo, aos 46 minutos, e outra vez pela direita, Grampola bateu por cima. Apesar de todo o domínio colorado, e das nove conclusões a gol no primeiro tempo, o jogo correu para o intervalo empatado em 0 a 0. nas lotadas arquibancadas do Beira-Rio a tensão aumentava.
– Estamos tentando (marcar). O time deles está fazendo uma boa marcação. Vamos tentar o gol no segundo tempo – comentou o meia Patrick, no intervalo.
No segundo tempo, as primeiras movimentações de ataque foram do adversário. O Inter demorou a voltar para o jogo. Aos três minutos, Grampola bateu em curva, da entrada da área, e por pouco não marcou. Os jogadores colorados pareciam ansiosos com a dificuldade da partida e já demonstravam alguma irritação em campo.
O Inter reagiu a partir dos nove minutos, com um chute muito forte de Nico López, defendido por Richard. Odair tentou mudar o jogo sacando Fabiano e colocando Rossi em seu lugar. O panorama, porém, não se alterou. Em seguida, Camilo substituiu Jonatan Alvez.
Aos 31 minutos, o árbitro paralisou o jogo para a hidratação dos jogadores. O Inter, então, voltou para a sua última tentativa de vencer o lanterna do Campeonato Brasileiro. Mas nada mudou. Um Inter com jogadas óbvias não teve forças para marcar o gol da partida. Aos 41, um impedimento de Pottker mal marcado pela arbitragem pareceu dar fim às chances do Inter.
Isto, porém, até Rossi ser derrubado na entrada da área. Camilo correu para a bola, bateu no canto direito de Richard, a bola ainda acertou a trave antes de beijar as redes. Uma vitória sofrida e emblemática. O Inter fecha o turno como candidato ao tetracampeonato nacional.