Rithely está recomeçando. Aos 27 anos, o volante que passou as últimas sete temporadas no Sport, agora corre contra o tempo para assinar contrato com o Inter - o que acontecerá somente se Rithely se mostrar totalmente recuperado da recente cirurgia no tornozelo esquerdo.
Para isto, o volante vem trabalhando em dois turnos com o coordenador de preparação física do Inter, Elio Carravetta - que grava os treinos em vídeo, a fim de analisar dia a dia a evolução do atleta.
Após as sessões de fisioterapia, Rithely agora está no processo de transição. Os dias do volante têm sido de repetir movimentos comuns a um jogo de futebol. Na caixa de areia do CT Parque Gigante, ele gira, corre, muda de direção, faz quase tudo o que faria em uma partida - mas de pés descalços e sem o impacto do gramado.
O jogador, que ainda não foi oficializado pelo Inter, segue fazendo as atividade de recuperação utilizando a estrutura colorada. Ele ainda vai participar dos trabalhos em Atibaia, interior de São Paulo, para finalizar o tratamento com o departamento médico do clube. Após isso, será reavaliado para atestar que pode efetivar o seu contrato com o time gaúcho. Confirmando o acordo, o jogador se torna opção para Odair Hellmann, no Campeonato Brasileiro.
O Inter tem até o dia 2 de setembro para exercer o direito de empréstimo por dois anos ao Sport. O jogador passou pelo procedimento cirúrgico, em abril, no tornozelo esquerdo e, desde então, faz os trabalhos de recuperação utilizando a estrutura e os departamentos médico e fisiológico do Inter.