Depois de perder a invencibilidade de 10 jogos no Brasileirão, deixar o G-4, e ter D'Alessandro expulso, o Inter tentará se recuperar no campeonato nesse domingo, diante do Botafogo, no Beira-Rio. E terá pela frente um time em reconstrução na temporada.
Na 12ª rodada, a última antes do recesso para a Copa do Mundo, o técnico Alberto Valentim deixou o Botafogo para trabalhar no Oriente Médio. O clube carioca então foi atrás de Marcos Paquetá, treinador que estava a caminho do futebol da Índia, mas que aceitou o desafio - apesar de desde 2004 não trabalhar no futebol brasileiro.
Aos poucos, Paquetá começou a remontar o time. Nesta quinta-feira, enquanto o Inter perdia para o América-MG, o Botafogo com Paquetá obteve a primeira vitória. Após derrotas para Corinthians e Flamengo, a equipe bateu a Chapecoense por 1 a 0, em um jogo igual.
Apesar da vitória, que colocou o Botafogo na 10ª colocação, com 20 pontos, houve duas baixas importantes: Rodrigo Lindoso e Rodrigo Pimpão, dois dos principais jogadores do time, receberam o terceiro cartão amarelo, e estão fora da partida contra o Inter.
O volante pode ser substituído por Jean, Marcelo ou até Gustavo Bochecha, que é mais ofensivo se comparado com os outros dois citados. Para a vaga do atacante, porém, a disputa é mais acirrada, até porque o técnico Marcos Paquetá já surpreendeu nesta quinta-feira, escalando Gilson na ponta esquerda.
Em tese, Ezequiel e Aguirre são os principais postulante, mas outros jogadores disputam a posição, como João Pedro, que atuou como titular na partida contra o Corinthians, e Luiz Fernando, que atuou nessa posição na reta final do Campeonato Carioca, quando o Botafogo ainda era comandado por Alberto Valentim.
Rodrigo Lindoso participou de todos os jogos no atual Campeonato Brasileiro, sendo até capitão em algumas oportunidades e ainda contribuiu com três gols e duas assistências na campanha. Pimpão, por sua vez, esteve presente em onze jogos do Brasileirão, balançando as redes uma vez.
Além destas duas baixas, o experiente goleiro Jefferson está fora, bem como Brenner, o ex-atacante do Inter, ambos se recuperando de lesões.
Com um time jovem, o Botafogo tem sofrido com a falta de experiência em algumas partidas. Após a vitória sobre a Chapecoense, Paquetá admitiu um ambiente mais tranquilo por sair de perto da zona de rebaixamento.
- A gente precisava desse resultado, os jogadores estão cientes, tanto que ninguém comemorou depois do jogo. Não fizemos o jogo que a gente queria, poderia ter sido melhor. O nervosismo e a tensão de querer ganhar talvez tenham atrapalhado - disse o treinador do Botafogo. - Devido à necessidade de vencer, depois do gol sobre a Chapecoense, pensamos que teríamos tranquilidade, mas não aconteceu. Continuamos nervosos, mas seguramos. Tivemos pouco a bola, mas finalizamos mais. Algumas coisas estão evoluindo, outras não, sabemos que temos que melhorar - completou.
A provável formação do Botafogo para enfrentar o Inter: Saulo; Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Moisés; Jean, Matheus Fernandes, Leonardo Valencia e Gilson; Kieza e Ezequiel.