Após o empate em 0 a 0 no Gre-Nal 416, Renato Portaluppi questionou o modo como o Inter se apresentou no clássico. De acordo com o treinador gremista, a partida mostrou uma equipe de Primeira Divisão (o Grêmio) contra uma de Segunda Divisão (referindo-se aos colorados). Estreante no último final de semana, Zeca respondeu ao técnico chamando-o de hipócrita e pedindo mais respeito com a instituição colorada.
— Eu acho que a pessoa tem que ter humildade. Desde pequeno. Ele já tem mais idade e acho que a gente precisa ter mais humildade e pés no chão. Ele falou que somos um "time de Série B". Ele quis dizer que todos os times que jogam a Série B são uma bos$#%&. Isso que eu percebi. A pessoa tem que ter humildade para reconhecer as coisas da sua vida. De onde ele saiu e onde ele quer jogar. Tem que saber que o Inter é grande e time de Série A. O cara é hipócrita para falar que o Inter é pequeno. Não tem nem o que falar. É um time com Mundial, Libertadores, Brasileirão invicto, etc. Eu acho que ele foi errado, no meu modo de pensar. Não sei o que vocês ou outras pessoas pensam. As pessoas têm que saber que o mundo gira. Uma hora as coisas não estão indo bem de modo que você estoura. Na vida de todo jogador é assim. O Inter sempre foi grande e sempre esteve no topo. A gente está tranquilo, não deixa entrar nada aqui dentro. O time está fechado. Sonhamos com o topo, com título, com classificações. É óbvio. A conversa é esta jogo após jogo, treino após treino para poder chegar no jogo e mostrar o melhor — disse o jogador.
Zeca revelou que o Grêmio tentou contratá-lo enquanto negociava para assinar com o Inter, mas que justamente por conhecer a história vermelha, assinou com os colorados. O lateral ainda indagou a estratégia de Renato de poupar jogadores contra o Goiás, em partida válida pela Copa do Brasil.
— Sabe o que é engraçado? O engraçado de tudo é que eles pouparam contra o Goiás para jogar o Gre-Nal. Quem é o cara que iria poupar jogadores na Copa do Brasil para jogar contra um time da Série B? É isso que eles falam, né? Acho que é totalmente errado o que ele falou — respondeu.
O atleta projetou um resultado positivo contra a Chapecoense, na próxima segunda-feira (dia 21), no Beira-Rio. De acordo com ele, é preciso conquistar pontos dentro de casa, preferencialmente uma vitória.
Sobre a estreia no Gre-Nal 416, uma boa avaliação. Zeca, que atuou improvisado no meio de campo, disse estar adaptado à função e que está à disposição de Odair Hellmann para jogar onde for necessário.
— Eu quero jogar o tempo todo, não importa a posição. Eu já joguei ali e ganhei a oportunidade. Nos treinos eu fui bem ali e o professor gostou. O meu pensamento é o que tiver que fazer para a equipe, o que o professor precisar de mim eu vou fazer. Vou dar o melhor dentro dos treinamentos para fazer o melhor e ajudar o Inter — falou.